Esporte NOTÍCIAS

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Idosos se apaixonam aos 80 anos e se casam em casa de repouso

Almerinda e Marcelino - Foto: Heron Freitas/FS

Imagine encontrar o amor da sua vida na terceira idade. Dois idosos de 89 e 78 anos se conheceram em um casa de repouso, se apaixonaram e acabaram de se casar.
O festa foi na semana passada na Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (Ascai), em Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul.
Natural de Bagé e ex-moradora de Lavras do Sul, Almerinda Soares Pereira, de 89 anos, e Marcelino José de Brito, de 78, natural de São Francisco de Paula, ficaram noivos no início do mês e o casamento foi no último sábado, dia 20.
E os noivos arrasaram: Almerinda, vestida de noiva e Brito, de terno e  gravata, provaram que nunca é tarde para encontrar o amor e recomeçar.

O CASAMENTO
A família do noivo ajudou os funcionários da instituição a cuidar dos detalhes do casamento e o comércio da cidade entrou como parceiro para realizar a festa.
O casamento - Foto: Heron Freitas/FS“Ela entrou de vestido, maquiagem, cabelo e unhas feitos, todas de parceiros do asilo. Ele também veio de terno e gravata. A decoração foi cedida e teve bolo e lanchinhos – de mercado parceiro. Eles receberam a benção do padre Antônio, sob os olhares dos moradores da Ascai, todos convidados para a cerimônia, seguida de baile festivo”, disse Maribel de Brito, sobrinha de Marcelino.
Cerca de 100 convidados assistiram a noiva dizer o “sim”, trocar alianças e atirar o buquê.
O casal ganhou muitos presentes, um quarto só pra eles no asilo e recebeu os convidados para um chá da tarde.

HISTÓRIA
Almerinda nasceu em Bagé, em 12 de julho de 1930, se mudou para Lavras do Sul ainda criança, casou, não teve filhos e ficou viúva.
Ela mora há seis anos na Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (Ascai).
“Ele tocava, eu dançava com ele. E já fiquei gostando. Ele é um doce, mimoso, lindo (…). Eu disse ‘tu vai ser meu ainda’”, falou dona Almerinda à reportagem do portal Farrapo.
Já seu Marcelino chegou ao asilo em novembro de 2018 e se casou pela primeira vez.
Almerinda e Marcelino - Foto: Heron Freitas/FS“Eu tava tocando lá em cima (na ala masculina do asilo), quando passava ela me cuidava com o ‘zóio’. Essa moça tá querendo me namorar pelo jeito”, disse o noivo.
Eles não perderam tempo. O casamento foi rápido.
“Foi tudo rápido demais. Em poucos dias eles estavam de mão dadas, sempre juntos. Ela tem dificuldades visuais, mas ele a ajuda por todo o asilo, até puxa a cadeira para ela sentar-se, à moda antiga. Quando percebi, perguntei a ela se estavam namorando. Ela disse que foi pedida em namoro. Então, avisei a família, que também se encantou com o casal. Quando vimos, eles estavam noivos, de aliança e tudo”.
Palavras da técnica de enfermagem Marilei Studier Silveira, que é considerada a “fada-madrinha” dessa história de amor.

DO http://www.sonoticiaboa.com.br

PREFEITO EDIMAR SANTOS HOMENAGEIA FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS


Como forma de reconhecimento e valorização aos servidores aposentados, a Prefeitura Municipal realizou na tarde desta sexta-feira (26), um café da tarde em homenagem aos servidores municipais que se aposentaram neste ano.
Os 08 servidores que se aposentaram atuavam nas secretarias de Obras e Serviços Públicos, Educação, Agricultura e Agência do Trabalhador, os funcionários aposentados são: Cícero Machado dos Santos, Elza Correia, Eva Maria Sestar Sudário, Irene dos Santos, José Paschoal Crivelari, Leiza Mariza Covre Gavioli, Maria José Soares Rodrigues e Ovídio Benedito.
Na oportunidade, o Prefeito Edimar Santos evidenciou os méritos de todos os servidores. 
Também aproveitou para agradecer a dedicação de todos os trabalhadores pela prestação de serviços tão relevantes para nossa cidade. 
“A aposentadoria é um direito legal de todos os trabalhadores e este é o momento de honrar aqueles que trabalharam para a melhoria da cidade e para atender a população de Santa Cecília do Pavão”. Ressaltou Edimar

FONTE: ASSESSORIA DE GABINETE PREFEITURA SCP

LADRÕES FURTAM BARRIS DE CHOPE E FOGEM DE CARROÇA

Suspeitos fugiram em uma carroça após furtarem os barris em Paranavaí — Foto: Neto Martins/Arquivo Pessoal

Dois homens furtaram dois barris de chope e depois fugiram em uma carroça em Paranavaí, no noroeste do Paraná. O furto ocorreu na segunda-feira (22), e nesta sexta-feira (26) o proprietário registrou Boletim de Ocorrência. O furto foi registrado por uma câmera de segurança.
De acordo com o proprietário dos barris Neto Martins, os cascos vazios estavam dentro de uma kombi que estava estacionada na garagem de casa.
Martins conta que um dos ladrões quebrou a tranca da kombi e furtou os barris, depois foi até a carroça onde estava o outro suspeito. Os barris estavam vazios, mas o prejuízo foi de aproximadamente R$ 900. Os barris são identificados com a logo da marca do chope.

Um dos ladrões furtou os barris e depois fugiu com outro suspeito em uma carroça em Paranavaí — Foto: Neto Martins/Arquivo Pessoal

DO g1.globo.com

Procon de Londrina pede que Sanepar explique os motivos do reajuste de 12,13% na conta de água e esgoto

Explicações ao Procon devem ser prestadas em dez dias. — Foto: Sanepar/Divulgação

O Procon de Londrina, no norte do Paraná, notificou a Sanepar para que a companhia explique os motivos do aumento de 12,13% na conta de água e esgoto.
Conforme a notificação, encaminhada nesta sexta-feira (26), a conta de água e esgoto subiu acima da inflação a partir de 2011. Entre 2005 e 2010, as tarifas foram congeladas. Segundo o Procon, entre 2011 e 2017 o índice total de reajuste foi de 123,96%, sendo a inflação nesse período fechou em 47,49%.
O Procon pede que sejam detalhados os índices e os memoriais de cálculos em um prazo de dez dias. O órgão ainda recomendou que o aumento não seja realizado até a apresentação dessas explicações.
A Sanepar informou que acabou de ser notificada e ainda vai analisar o documento.

DO g1.globo.com

Indígenas fecham parte da Esplanada dos Ministérios em protesto do Acampamento Terra Livre

Indígenas entram em espelho d'água do Palácio da Justiça durante marcha do 15º acampamento Terra Livre — Foto: Marília Marques/G1DF

Indígenas de todo país, reunidos em Brasília para a 15ª edição do Acampamento Terra Livre, protestaram na Esplanada dos Ministérios nesta sexta-feira (26). Alguns chegaram a tirar a roupa e nadaram no espelho d'água do Palácio da Justiça.
Na água, eles cantaram, entoaram palavras de ordem e tomaram banho na cascata que cai do prédio que pertence à pasta do Ministro Sérgio Moro.
Segundo os organizadores, cerca de 4 mil pessoas participam da marcha que ocupou as seis faixas do Eixo Monumental; a Polícia Militar estimava público de 2,5 mil no início do ato. Os indígenas pedem a demarcação de terras e a "manutenção de direitos básicos".
Indígenas fecham parte da Esplanada dos Ministérios em protesto do Acampamento Terra Livre — Foto: Bruno Marques/ApibO Eixo Monumental – da Rodoviária do Plano Piloto sentido Congresso Nacional – foi interditado. A segurança na Esplanada foi reforçada desde uma semana antes do início do acampamento.
O Acampamento Terra Livre, que é a maior conferência do Brasil sobre povos tradicionais, começou na terça-feira (23) e tem programação até esta sexta-feira (26). O tema, este ano é “Sangue indígena, nenhuma gota a mais”.
O grupo também é contrário à proposta de municipalização dos serviços de saúde e protesta contra medidas recentes, como mudanças na Funai – antes vinculada ao Ministério da Justiça.

Indígenas entram em espelho d'água do Palácio da Justiça durante marcha do 15º acampamento Terra Livre — Foto: Marília Marques/G1DF


DO g1.globo.com

terça-feira, 23 de abril de 2019

Edimar Santos, Prefeito de Santa Cecília do Pavão é eleito Vice-presidente da AMP


A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Aconteceu nesta terça-feira (23) a eleição da nova diretoria da AMP – Associação dos Municípios do Paraná, sendo eleito presidente da AMP o prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB) e o vice-presidente da AMP o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB), juntamente com os demais membros da chapa “Municipalismo Unido, Paraná Desenvolvido” a votação realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que se tornou um ato público em defesa do municipalismo.
A cerimônia da eleição foi conduzida pelo deputado e ex-prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto (PR), que já foi presidente da AMP e representou o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB). Falando para mais de 200 lideranças, entre prefeitos, deputados e vereadores que lotaram o Plenarinho da Assembleia para prestigiar o evento, Micheletto disse que a atual partilha dos recursos nacionais privilegia o governo federal em prejuízo dos municípios.
Fortalecimento – Já eleito, Darlan Scalco agradeceu e enfatizou que sua eleição traduz o “momento de unidade” vivido pela Associação dos Municípios, propício, segundo ele, às ações em favor do municipalismo. Ele advertiu que alguns municípios paranaenses, além das dificuldades decorrentes da falta de recursos, estão sobrecarregados com decisões judiciais que autorizam o retorno de funcionários aposentados a seus antigos cargos, que já foram ocupados por novos servidores contratados por concurso público – o que está levando ao inchamento das estruturas municipais e ameaça inviabilizar o funcionamento dessas prefeituras.
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Ademir Lourenço Gouveia, pessoas sentadas e área interna
Ainda antes da eleição, o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), saudou Darlan Scalco e Edimar Santos pela união, ressaltou a importância de que a AMP mantenha a “permanente interlocução” desenvolvida hoje com o Legislativo e demais poderes, assim como nas articulações nacionais que visam o fortalecimento dos municípios. Romanelli lembrou que um dos lemas da campanha presidencial – “menos Brasília e mais Brasil” – remete necessariamente ao debate sobre a reforma do pacto federativo. “A solução dos problemas do País passa pelo fortalecimento dos municípios”, disse o deputado. “A AMP sempre terá receptividade na Assembleia e o Darlan contará com o apoio dessa Casa”.
Gestão pública – Darlan Scalco exerce seu segundo mandato de prefeito de Pérola, Edimar Santos exerce seu terceiro mandato de prefeito de Santa Cecília do Pavão. A eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios teve a presença dos deputados Alexandre Curi (PSB), Nelson Luersen (PDT), Michele Caputo (PSDB), Arilson Chiorato (PT), Emergon Bacil (PSL), Paulo Litro (PSDB), Hussein Bakri (PSD), Jonas Guimarães (PSB), Vilmar Reichembach (PSC), Do Carmo (PSL), Soldado Adriano (PV) e Elio Rusch (DEM), além dos já citados Romanelli e Micheletto.
Também estavam presentes o governador em exercício Darci Piana, o prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel, o ex-governador Orlando Pessuti, a ex-vice-governadora Emilia Belinati, os secretários da Casa Civil, Guto Silva, do Planejamento, Valdemar Jorge, e Márcio Nunes, do Desenvolvimento Sustentável, os deputados federais Antonio Wandscheer e Sérgio Souza e representantes da Confederação Nacional dos Municípios.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Assaí recebe o título de CAPITAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA DO ESTADO DO PARANÁ



Durante o evento de Karaokê realizado pela SAMA através da professora de 
canto Mineko Kimura no ultimo domingo 21/04/2019, Assaí recebeu o título 
de Capital da Imigração Japonesa do Estado do Paraná - Terra do Sol 
Nascente.


A homenagem conferida pela Assembléia Legislativa do Paraná foi proposta 
pelo deputado estadual Tercílio Turini como forma de homenagear o 
trabalho e dedicação da colônia japonesa e pela construção do Memorial 
da Imigração Japonesa - Castelo Japonês, tornando-o como ponto 
referencial turístico do município.


o Título foi entregue pelo deputado a vice prefeita Ines Koguissi e a 
vereadora Michele Morikawa. Participaram da solenidade o presidente da 
SAMA Jorge Sato, e os diretores Cairo Koguishi, Yoshinori Fucuda, Júlio 
Takahashi, Dr Mário Ikeda e os associados e cantores da SAMA e da LACA.



DO http://www.blogdochaguinhas.com.br


Passageira é ejetada e cai embaixo de caminhão, em acidente na BR-376


Uma mulher de 59 anos foi ejetada e caiu embaixo de um caminhão, em um acidente na BR-376, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, neste domingo (21), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A vítima era passageira do veículo e estava sem cinto de segurança, de acordo com a PRF. Ela foi encaminhada com ferimentos gravíssimos para o Hospital Regional de Ponta Grossa.
Conforme a polícia, o motorista do caminhão, de 66 anos, sofreu ferimentos leves.
De acordo com a PRF, a carga do caminhão deslizou em uma curva, puxou o veículo pra fora da pista, fazendo com que ele batesse contra um barranco. A passageira ficou presa no rodado traseiro do veículo, após ser ejetada.
Ela foi resgatada por equipes da concessionária que administra o trecho da rodovia.

DO g1.globo.com

Mulher é presa com ovo de páscoa recheado com porções de maconha

Resultado de imagem para ovo de pascoa recheado de maconha

Uma mulher foi presa com um ovo de páscoa recheado com 30 porções de maconha em Londrina, no norte do Paraná, nesta segunda-feira (22). A prisão ocorreu na Rua Brasílio Machado, na Vila Marízia.
Segundo a Polícia Militar (PM), a mulher, que tem 25 anos, estava andando na rua e quando viu o carro da polícia deixou cair o pacote que segurava nas mãos no chão.
A polícia ainda realizou buscas na região e encontrou mais porções da droga, o que totalizou 55 porções.
A suspeita foi levada à Central de Flagrantes.

DO g1.globo.com

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM