Esporte NOTÍCIAS

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Começa a construção de casas populares no município de Curiúva


Foram iniciadas em Curiúva, no Norte Pioneiro, as obras de construção de 74 novas casas populares do programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado. O empreendimento, orçado em 5 milhões e 300 mil reais, deverá ser entregue às famílias selecionadas pela Cohapar em outubro de 2022. O conjunto vai contar com imóveis de 43 a 50 metros quadrados, com modelos adaptados para pessoas com deficiência. Poderão participar da seleção famílias com renda entre um e seis salários mínimos, que não possuem casa própria e não tenham sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do poder público. 

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição online disponível no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro. Os imóveis são financiados pela Cohapar e poderão ser quitados em até 30 anos. Graças ao modelo de contratação do Governo do Estado, não há cobrança de valor de entrada e os juros de financiamento são menores do que praticados no mercado imobiliário tradicional. 

Como a área foi doada pela Prefeitura de Curiúva como contrapartida ao projeto, o custo dos terrenos também não será repassado aos compradores. De acordo com o coordenador do escritório regional de Cornélio Procópio da Cohapar, Michael Faleiros, o canteiro de obras está movimentado. Ele disse que a limpeza do terreno está sendo feita e o próximo passo é a patamarização. 

 Segundo o prefeito de Curiúva, Nato Moura, o projeto é aguardado com ansiedade na cidade. 

 Os trabalhos estão sendo executados pela construtora Implantec, que apresentou a proposta de preço mais vantajosa dentro do procedimento licitatório organizado pela Cohapar.


FONTE: AGENCIA ESTADUAL DE NOTICIAS DO PARANÁ

terça-feira, 27 de abril de 2021

Governo do Paraná libera meio bilhão de reais para alavancar agricultura familiar e pequenas cooperativas



O agricultor paranaense passa a contar com uma linha de crédito exclusiva com juros subsidiados pelo Governo do Estado. O lançamento do programa Banco do Agricultor Paranaense foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira, durante cerimônia no Palácio Iguaçu. A proposta é alavancar investimentos por meio da equalização de taxa de juros em diversas atividades agropecuárias, além de promover inovação tecnológica, sustentabilidade, geração de emprego e melhoria da competitividade do produto paranaense. De acordo com o governador, o agronegócio é responsável por cerca de um terço do Produto Interno Bruto do Estado. Então, o Governo tem responsabilidade de incentivar a criação de um ambiente de negócios que favoreça o setor. 

 A legislação autoriza o Estado a conceder subvenção a cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação, entre outros. Segundo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o financiamento será operado no âmbito do Programa Paraná Mais Empregos, em convênios com a Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Uma das linhas oferecidas tem em vista projetos de irrigação, com subvenção para financiamento de até 850 mil reais. Na linha destinada ao aumento de produção, inovação e aprimoramento dos processos de cooperativas da agricultura familiar há possibilidade de subvenção para obras civis, aquisição e instalação de máquinas e equipamentos e para projetos e prestação de serviços de assistência técnica. A equalização é para valores de até um milhão de reais por CNPJ. 

Já para aquelas que tiverem faturamento anual no limite de 4 milhões e 800 mil reais, a equalização pode chegar a 3% em investimentos produtivos e integralização de cotas-partes. Projetos de inovação e investimentos produtivos das cooperativas com faturamento entre 4 milhões e 800 mil reais e 16 milhões de reais podem equalizar até 2% anuais. 

As linhas oferecidas ainda beneficiam as agroindústrias, a cadeia leiteira, projetos que viabilizem a produção de água, a produção de mudas, plantio, replantio e manutenção de florestas com pinheiro e erva-mate, além de projetos voltados para a psicultura e alimentos orgânicos. 

O Banco do Agricultor Paranaense prevê, também, subvenção para operações em obras civis, aquisição de materiais e equipamentos e na elaboração de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. O documento também institui o Programa Energias Renováveis, com a coordenação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e operacionalização por parte do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater. Mais informações no site da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.


FONTE: AGENCIA DE NOTICIAS DO PARANA

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Hospital de Jataizinho anuncia fim de atendimento pelo SUS após prefeitura encerrar convênio


O Hospital São Camilo, de Jataizinho, no norte do Paraná, não deve mais atender pacientes pelo SUS a partir de maio. O fim do serviço foi anunciado após a prefeitura da cidade encerrar o convênio que tinha com a instituição.

De acordo com a administração do hospital, o local pode fechar com o encerramento do contrato, já que os atendimentos pelo SUS representam mais de 90% dos pacientes.

O Hospital São Camilo é o único em funcionamento na cidade.

A instituição tem um custo mensal de cerca de R$ 150 mil, e os repasses, que incluem o convênio municipal, representam cerca de R$ 110 mil.

Para administrar a diminuição dos repasses dos últimos anos, o centro cirúrgico já foi fechado. Atualmente, o hospital funciona com pronto-socorro e com internamentos de baixa complexidade, além do atendimento a pacientes com Covid-19.


"Vai começar a faltar plantonista, faltas médico, faltar enfermeiro", afirmou diretora administrativa do Hospital São Camilo, Rosália Sato


Prefeitura diz que o fim do convênio aconteceu por causa de problemas nos serviços prestados ao longo dos anos. Uma audiência entre o hospital e a prefeitura está marcada para esta segunda-feira (26) para discutir soluções para que o atendimento seja mantido.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encaminhou um ofício pedindo que o hospital continue funcionando enquanto durar a pandemia do coronavírus.


FONTE: g1.globo.com/pr/norte-noroeste

EM NOVA SANTA BARBARA (PR) HOMEM ESFAQUEIA DOIS IRMÃOS



Às 06h20min de domingo a equipe da PM foi acionada no hospital, onde dois irmãos foram atendidos devido a ferimentos por arma branca e seriam transferidos para Santa Casa de Cornélio Procópio. Também foi informado que ambos estavam em uma festa, onde depois de um desentendimento foram lesionados por um indivíduo com uma faca. O autor compareceu ao Destacamento da PM onde recebeu voz de prisão.


HOMEM É PRESO POR POSSE IRREGULAR DE CINCO ARMAS DE FOGO E MAIS DE 150 MUNIÇÕES EM CONGOINHAS (PR)



No início da madrugada desta segunda-feira (26/04) a Polícia Militar recebeu uma chamada informando que algumas pessoas estariam brigando próximo a cachoeira do Bairro Marabá e  que poderiam estar armadas. Diante disso, uma equipe PM deslocou ao referido bairro onde realizou a abordagem a um bar, sendo localizadas algumas munições de calibre .22. com o proprietário e em seguida durante buscas no estabelecimento e em outro cômodo paralelo foram localizadas e apreendidas as seguintes armas: uma garrucha calibre .22; uma cartucheira calibre .36; uma garrucha calibre .36; uma garrucha calibre .38; um revólver calibre .22, além de mais de 150 munições de diversos calibres. Indagado sobre a propriedade das mencionadas armas, o proprietário do local não quis se manifestar, sendo então encaminhado por posse irregular de arma de fogo e munição.


18º BPM

Jovem tem perna esmagada após trator cair em cima dele, em Tijucas do Sul



Um jovem, de aproximadamente 20 anos, teve a perna esmagada após um pequeno trator, conhecido como tobata, cair em cima dele, na tarde deste domingo (25), em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

De acordo com o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA), a vítima teve o membro amputado.

Os socorristas informaram que o jovem ficou prensado entre a tobata e um muro. Um helicóptero foi acionado para socorrer o jovem e levá-lo ao Hospital Cajuru, em Curitiba.





FONTE: g1.globo.com/pr

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM