Esporte NOTÍCIAS

terça-feira, 27 de abril de 2021

Governo do Paraná libera meio bilhão de reais para alavancar agricultura familiar e pequenas cooperativas



O agricultor paranaense passa a contar com uma linha de crédito exclusiva com juros subsidiados pelo Governo do Estado. O lançamento do programa Banco do Agricultor Paranaense foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira, durante cerimônia no Palácio Iguaçu. A proposta é alavancar investimentos por meio da equalização de taxa de juros em diversas atividades agropecuárias, além de promover inovação tecnológica, sustentabilidade, geração de emprego e melhoria da competitividade do produto paranaense. De acordo com o governador, o agronegócio é responsável por cerca de um terço do Produto Interno Bruto do Estado. Então, o Governo tem responsabilidade de incentivar a criação de um ambiente de negócios que favoreça o setor. 

 A legislação autoriza o Estado a conceder subvenção a cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação, entre outros. Segundo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o financiamento será operado no âmbito do Programa Paraná Mais Empregos, em convênios com a Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Uma das linhas oferecidas tem em vista projetos de irrigação, com subvenção para financiamento de até 850 mil reais. Na linha destinada ao aumento de produção, inovação e aprimoramento dos processos de cooperativas da agricultura familiar há possibilidade de subvenção para obras civis, aquisição e instalação de máquinas e equipamentos e para projetos e prestação de serviços de assistência técnica. A equalização é para valores de até um milhão de reais por CNPJ. 

Já para aquelas que tiverem faturamento anual no limite de 4 milhões e 800 mil reais, a equalização pode chegar a 3% em investimentos produtivos e integralização de cotas-partes. Projetos de inovação e investimentos produtivos das cooperativas com faturamento entre 4 milhões e 800 mil reais e 16 milhões de reais podem equalizar até 2% anuais. 

As linhas oferecidas ainda beneficiam as agroindústrias, a cadeia leiteira, projetos que viabilizem a produção de água, a produção de mudas, plantio, replantio e manutenção de florestas com pinheiro e erva-mate, além de projetos voltados para a psicultura e alimentos orgânicos. 

O Banco do Agricultor Paranaense prevê, também, subvenção para operações em obras civis, aquisição de materiais e equipamentos e na elaboração de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. O documento também institui o Programa Energias Renováveis, com a coordenação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e operacionalização por parte do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater. Mais informações no site da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.


FONTE: AGENCIA DE NOTICIAS DO PARANA

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM