O Hospital São Camilo, de Jataizinho, no norte do Paraná, não deve mais atender pacientes pelo SUS a partir de maio. O fim do serviço foi anunciado após a prefeitura da cidade encerrar o convênio que tinha com a instituição.
De acordo com a administração do hospital, o local pode fechar com o encerramento do contrato, já que os atendimentos pelo SUS representam mais de 90% dos pacientes.
O Hospital São Camilo é o único em funcionamento na cidade.
A instituição tem um custo mensal de cerca de R$ 150 mil, e os repasses, que incluem o convênio municipal, representam cerca de R$ 110 mil.
Para administrar a diminuição dos repasses dos últimos anos, o centro cirúrgico já foi fechado. Atualmente, o hospital funciona com pronto-socorro e com internamentos de baixa complexidade, além do atendimento a pacientes com Covid-19.
"Vai começar a faltar plantonista, faltas médico, faltar enfermeiro", afirmou diretora administrativa do Hospital São Camilo, Rosália Sato
Prefeitura diz que o fim do convênio aconteceu por causa de problemas nos serviços prestados ao longo dos anos. Uma audiência entre o hospital e a prefeitura está marcada para esta segunda-feira (26) para discutir soluções para que o atendimento seja mantido.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encaminhou um ofício pedindo que o hospital continue funcionando enquanto durar a pandemia do coronavírus.
FONTE: g1.globo.com/pr/norte-noroeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário