Um concurso vai definir o nome da onça-pintada preta que nasceu no Refúgio Biológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. As regras para a escolha serão divulgadas nesta terça-feira (27).
A filhote foi a primeira bebê-onça a nascer no refúgio, e completa seis meses na quarta-feira (28).
Ela e a mãe, Nena, podem ser visitadas pelo público desde abril.Veja a galeria de fotos com as primeiras imagens da filhote.
O concurso
Na primeira etapa, os internautas terão dez dias para deixar sugestões de nomes na fanpage da Itaipu Binacional.
Após o fim do prazo, cinco serão selecionados por uma comissão interna.
Esses nomes seguem para a votação final dos internautas, também via Facebook.
Quem sugerir os nomes classificados vai ganhar prêmios como kit com materiais da Itaipu e visita especial para conhecer ou participar de atividades de enriquecimento ambiental.Entre as regras já divulgadas está a restrição dos idiomas: o nome da onça deverá ser em português ou em tupi-guarani.
Reprodução em cativeiro
O nascimento da onça, no dia 28 de dezembro de 2016, foi o primeiro caso bem-sucedido de reprodução da espécie em cativeiro no refúgio em 14 anos de tentativas.
O objetivo é que no futuro estes animais possam ser inseridos à natureza, onde atualmente são ameaçados de extinção.
A onça-pintada preta é ainda mais rara.Nena, a mãe, tem três anos e chegou ao refúgio em agosto de 2016, doada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, de Goiás.
Já o pai, tem nove anos e é morador antigo do refúgio. O encontro entre o casal aconteceu três meses depois da chegada de Nena.
informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário