Esporte NOTÍCIAS

terça-feira, 26 de março de 2019

Queniano eleito melhor professor do mundo doa 80% do salário para pobres

Foto: AP

O melhor professor do mundo é um queniano que doa 80% de seu salário para os pobres na remota aldeia de Pwani, no Quênia.
O frade francisco e professor Peter Tabichi ganhou um milhão de dólares neste domingo, 24, do Global Teacher Prize, o “Nobel”da educação, no Atlantis Hotel, em Dubai. A cerimônia foi apresentada pelo ator Hugh Jackman.
Na escola em que Peter dá aulas, existe apenas um computador com acesso à internet de má qualidade. Ele ensina ciência para estudantes do ensino médio na aldeia semi-árida de Pwani, onde quase 30 por cento das crianças são órfãs ou têm apenas um dos pais.
Na entrega do prêmio, Tabichi usou uma túnica franciscana. Ele revelou que o mais distante que havia viajado antes foi para Uganda.  A ida para Dubai também marcou sua primeira vez em um avião.
“Eu me sinto ótimo. Eu não posso acreditar. Eu me sinto muito feliz por estar entre os melhores professores do mundo, sendo o melhor do mundo”, disse ele à Associated Press após sua vitória.
O queniano superou outros nove candidatos, dentre eles a professora brasileira Débora Garofalo, que ensina robótica na Escola Ary Parreiras, na periferia de São Paulo.

Ajudar os pobres
Ele disse que a escola não tem biblioteca nem laboratório. Ele planeja usar o milhão de dólares do prêmio para melhorar a escola e alimentar os pobres.
Peter Tabichi é reconhecido por ajudar muitos alunos a permanecer na escola, qualificar para competições internacionais em ciência e engenharia e ir para a faculdade.
“Sempre que eu reflito sobre os desafios que eles enfrentam, eu derramo lágrimas”, disse ele sobre seus alunos, acrescentando que sua vitória vai ajudar a dar-lhes confiança.
O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse em um comunicado que a história de Tabichi “é a história da África e esperança para as gerações futuras”.

O pai
Como membro da irmandade católica romana, Tabichi usou uma túnica marrom até o chão para receber o prêmio apresentado pelo príncipe herdeiro de Dubai Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Em seu discurso, Tabichi disse que sua mãe morreu quando ele tinha apenas 11 anos de idade, deixando seu pai, um professor de escola primária, com o trabalho de criar ele e seus irmãos sozinhos.
Tabichi também agradeceu ao pai por ensinar valores cristãos e o convidou para subir ao palco. O professor deu o prêmio para o pai segurar e recebeu aplausos da plateia.
“Esta noite foi incrivelmente emocionante, muito comovente”, disse Hugh Jackman à AP depois de apresentar a cerimônia e tocar números musicais de seu filme The Greatest Showman.
“Foi uma grande honra, uma emoção estar aqui e a noite foi cheia de um espírito realmente puro ”, acrescentou.

O prêmio
Tabichi foi selecionado entre dez mil candidatos.
O prémio é distribuído pela Fundação Varkey, cujo fundador, Sunny Varkey, criou a empresa GEMS Education, com fins lucrativos, que administra 55 escolas no Emirados Árabes Unidos, Egito e Catar.
O vencedor é selecionado por comitês compostos por professores, jornalistas, funcionários, empresários, líderes empresariais e cientistas.
No ano passado, um professor de artes britânico foi premiado por seu trabalho em um dos lugares mais etnicamente diversos no país. Seu trabalho foi apontado pelos alunos por ser responsável por se sentirem bem-vindos e seguros em um bairro com altas taxas de homicídios.
Outros vencedores incluem um professor canadense por seu trabalho com alunos indígenas em uma aldeia isolada do Ártico, onde as taxas de suicídio são altas e uma professora palestina por seu trabalho em ajudar crianças refugiadas na Cisjordânia traumatizadas por violência.
O primeiro vencedor em 2015 foi um professor do Maine que fundou uma organização sem fins lucrativos para desenvolver e disseminar novos métodos de ensino.

DO http://www.sonoticiaboa.com.br/

Vereador renuncia à presidência da Câmara de Rolândia após vazamento de vídeo íntimo

Vereador Eugênio Serpeloni (PSD) renuncia à presidência da Câmara de Rolândia após vazamento de vídeo íntimo — Foto: Reprodução/Facebook

O vereador Eugênio Serpeloni (PSD) renunciou, nesta terça-feira (26), à presidência da Câmara de Rolândia, no norte do Paraná, depois do vazamento de um vídeo com imagens íntimas em que ele aparece sozinho.
Na segunda-feira (25), foi rejeitado um pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP) por quebra de decoro parlamentar, que poderia levar à cassação do parlamentar.
Em comunicado oficial, divulgado por meio da página de Serpeloni no Facebook, ele diz que o vídeo foi gravado em “momento íntimo pessoal" e que ele não autorizou o compartilhamento das imagens. No texto, o vereador diz ainda que deve um pedido de perdão à família dele.
Segundo a Câmara de Rolândia, o pedido de renúncia foi protocolado por volta das 12h30 desta terça. O vice-presidente João Salvador dos Santos (PSC) havia despachado no início da tarde, confirmando o recebimento do pedido de renúncia, e deve convocar novas eleições para a presidência ainda nesta terça-feira, conforme o departamento Jurídico do Legislativo.
A votação deve ser realizada na próxima sessão do Legislativo, na segunda-feira (1º), e os interessados em concorrer ao cargo têm até 72h antes das eleições para protocolar a intenção de candidatura.

Veja abaixo a íntegra do comunicado oficial de Eugênio Serpeloni:


Eu, Eugênio Serpeloni, venho por meio desta esclarecer que recentemente tive meu nome relacionado a vídeo divulgado nas redes sociais e com grande repercussão.
Digo que, a gravação do referido vídeo foi produzida em momento íntimo pessoal, cujo conteúdo não autorizei a divulgação, não compartilhei de qualquer modo e nem com qualquer pessoa.
Este lamentável episódio trouxe grandes prejuízos morais a mim e a imagem da minha família, a quem devo pedido de perdão.
É evidente que o referido vídeo, por tratar-se de algo de foro íntimo, não possui qualquer relação ou vínculo com a Câmara Municipal de Rolândia, instituição para qual fui eleito democraticamente pelo voto popular, razão pela qual minha conduta íntima e pessoal não deve, nem deveria afetar.
Respeito aqueles que compreendem este ato isolado como algo aos costumes sociais, afinal vivemos em uma comunidade com pluralidade de ideias e opiniões. Contundo, afirmo tratar-se de conteúdo de esfera pessoal e íntima o qual não poderia macular minha vida pública, muito menos do Poder Legislativo.
Esclareço que, adotarei as medidas legais cabíveis com o fim de identificar aquele que realizou a divulgação do conteúdo íntimo, bem como aqueles que replicaram seu conteúdo de todas as formas e meios, evidentemente ilegais.

DO g1.globo.com


ESPORTE SOLIDÁRIO EM SANTA CECÍLIA DO PAVÃO - PR



A Secretaria Municipal de Esportes realizou essa semana a entrega de cesta básica do mês, esses alimentos foram arrecadados através de parceria da secretaria e as equipes que utilizam Ginásio de Esportes e Campo. Para a utilização do ginásio e do campo não é cobrado taxa, é solicitada a troca de alimentos onde passam a beneficiar famílias do nosso município.

DO http://www.santaceciliadopavao.pr.gov.br/

POR 5 VOTOS A 4, CONTAS DO EX PREFEITO LUIZ FERNANDES SÃO REPROVADAS PELA CÂMARA DE VEREADORES



Aconteceu na segunda feira (25), sessão extraordinária para deliberação e votação das contas do Executivo Municipal, referente ao exercício 2012 - Ex prefeito Luiz Fernandes.

Neste sentido, por 5 votos favoráveis ao projeto 003/2019, apresentado pela comissão de justiça e redação da câmara de vereadores o qual vigorou pela reprovação das contas e seguindo a orientação do tribunal de contas do Estado do Paraná (TCE), que analisou por irregular as contas (2012) “de Fernandes”. Sendo 04 votos contrário ao parecer de finanças e orçamento, julgando pela aprovação das contas. 



Votaram com o parecer do tribunal de contas e pela reprovação das contas: 

Vereador (a): Vagno Orias, Sumitaka Tamura, Adalgisa Gouveia, Edinho Funileiro, Dr Armando da Farmácia.

Votaram para Aprovação das Contas. 

Vereadores: Cidinho Braga, Xandi do Polaco, Marcos Justino e Sebastião Vidoti. 

Foram três os apontamentos analisados pelo Tribunal de contas do Estado que culminaram com as irregularidades das contas do exercício 2012;

A) diferença em conta bancária, acréscimo não regularizado;

B) obrigações financeiras frente as disponibilidades - déficit verificado;

C) exercício do cargo de contador em desacordo com o pré julgado de número 06 do TCE /PR (o gestor teria contratado um empresa para prestar serviço de contabilidade ao município, mesmo tendo em seu quadro de funcionários um funcionário efetivo para tanto, ficando assim a desnecessidade da terceirização do serviço).

FONTE: BLOG DO CHGUINHAS

Vítima de Brumadinho está internada desde a tragédia, há 60 dias

Talita Cristina Oliveira está internada há dois meses em hospitais da Grande BH — Foto: José Antônio Soares/Arquivo pessoal

Internada há 60 dias, Talita Cristina Oliveira, de 15 anos, tenta se recuperar das fraturas da bacia e de uma das pernas provocadas pela enxurrada de rejeitos que a levou junto com sua casa, sua irmã e sua sobrinha em Brumadinho. A adolescente ficou semanas no Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, e agora se recupera em um hospital em Betim, na região metropolitana.
O rompimento da Barragem do Feijão, da Vale, aconteceu no dia 25 de janeiro. De acordo com balanço da Defesa Civil, 214 mortes foram confirmadas até esta segunda (25). Lays Gabriele de Souza Soares, de 14 anos, sobrinha de Talita, está entre estas vítimas.

DO g1.globo.com

Mutirão por emprego forma fila gigante no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo

Mutirão de emprego forma fila gigante no Vale do Anhangabaú — Foto: TV Globo/Reprodução

Uma multidão em busca de emprego forma uma enorme fila no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (26). Os candidatos participam do Mutirão de Emprego, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo e pelo Sindicato dos Comerciários.
São oferecidas mais de 6 mil vagas de emprego para diversos segmentos, como telemarketing, operador de caixa, atendente e vendedor de loja.
Segundo o balanço da UGT, cerca de 15 mil pessoas estão na fila na manhã desta terça-feira (26).
Neste primeiro dia do mutirão, serão distribuídas as senhas para os quatro dias de evento. Apenas as pessoas que tiverem senha serão atendidas.
Algumas pessoas passaram a madrugada na fila. 

O cozinheiro Bruno, de Vitória (ES), chegou às 9h de segunda-feira e foi o primeiro da fila — Foto: TV Globo/ReproduçãoO cozinheiro Bruno, que é de Vitória (ES), chegou às 9h da manhã de segunda-feira (25) para garantir o primeiro lugar na fila. Ele foi chamado para o cadastro e disse que espera ser entrevistado para uma vaga de emprego.
"A entrevista foi tranquila, ficaram de retornar o contato para mim e estou na expectativa de sair empregado", disse Bruno.

DO g1.globo.com

Michel Temer chega a São Paulo após decisão de desembargador

Temer chega a sua casa, na Zona Oeste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-presidente Michel Temer desembarcou no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na noite desta segunda-feira (25). Ele deixou a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, local onde estava preso desde a última quinta-feira (21), no final desta tarde.
Temer chegou em sua casa, na Zona Oeste da cidade, pouco antes das 22h.
O ex-presidente foi solto após decisão do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Ele permaneceu preso por quatro noites em uma sala da corregedoria, no terceiro andar do prédio da PF. O local, com cerca de 20 m², é uma das poucas salas no edifício com banheiro privativo. O espaço tinha também frigobar e ar-condicionado, além da previsão da instalação de uma TV.
Após fazer exame de corpo de delito, Temer saiu da superintendência por volta das 18h40. Alguns manifestantes estavam no local e protestaram.
A prisão de Michel Temer aconteceu em São Paulo e logo depois o ex-presidente foi transferido para o Rio.
A decisão da Justiça solta oito presos na Operação Descontaminação, da Força-Tarefa da Lava Jato. Além do ex-presidente, vão ser libertados Moreira Franco, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro; João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer; e outros cinco alvos da operação.
São eles: Maria Rita Fratezi (mulher de Coronel Lima, que segundo o MPF atuou em arrecadação de recursos e lavagem de dinheiro), Carlos Alberto Costa (sócio do coronel Lima na Argeplan), Carlos Alberto Costa Filho (diretor da Argeplan), Vanderlei Di Natale (suspeito de ter intercedido junto à Eletronuclear em favor do esquema).
A liminar também contemplou Carlos Alberto Montenegro Gallo (também suspeito de interceder junto à Eletronuclear para a participação da Argeplan), que não tinha pedido de habeas corpus em seu nome.
Na sexta-feira, o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27).
Temer pouco antes de deixar a sede da PF — Foto: Ricardo Moraes/ReutersA corte também tinha informado que o caso não seria analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que iria para a Primeira Turma Especializada. Agora, o julgamento do mérito dos habeas corpus foi retirado da pauta de quarta-feira.
Athié argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até 17h de sexta-feira, mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. "Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança", escreveu.
O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso.
"Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados".

DO g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia

segunda-feira, 25 de março de 2019

Deputado Jonas Guimarães é condenado por usar gráfica da Alep para imprimir 30 mil cartões de Natal e de aniversário

Deputado estadual Jonas Guimarães (PSB) é condenado por usar gráfica da Alep para imprimir 30 mil cartões de Natal e de aniversário — Foto: Dálie Felberg/Alep

O deputado estadual Jonas Guimarães (PSB) foi condenado pela Justiça por improbidade administrativa por ter usado verba da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) destinada para divulgação da atividade parlamentar para promoção pessoal. A defesa diz ter recorrido.
Conforme a decisão, o deputado usou a gráfica da Alep para imprimir 30 mil cartões, sendo 15 mil de Natal e outros 15 mil de aniversário “desnaturando a razão de ser da verba".
O juiz substituto Thiago Flôres Carvalho, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, condenou o deputado a ressarcir os danos causados aos cofres públicos e a pagar multa. Os valores serão apurados em liquidação de sentença.
"A conduta em si não se avalia neste momento (envio de cartões), mas sim a atuação do agente público no manejo de verbas públicas. Esta deve ser impessoal e dentro dos limites da lei, em benefício da coletividade", diz trecho do despacho.
A decisão explica que o dinheiro para impressão de materiais deve ser usado para "para educar, informar ou orientar a população sobre atividades parlamentares”.
O deputado afirmou ao G1 que era uma prática a impressão de cartões na hoje extinta gráfica da Alep. "Não são 30 mil. Isso era o que tinha direito. Eu nunca usei num final de ano 30 mil cartões", disse. Segundo ele, o caso ocorreu em meados de 2006.
onas Guimarães também afirmou que a ação não tem fundamento. "Os deputados não têm culpa. Era praxe, confeccionavam os cartões e eram distribuídos", avaliou.

DO g1.globo.com

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM