Esporte NOTÍCIAS

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PREFEITO EDIMAR SANTOS QUER MANTER AULAS NA ESCOLA RURAL VICENTE GALVÃO NO 200 ALQUEIRES


Flávio Arns e Edimar Santos na SEED
O prefeito Edimar Santos esteve nesta sexta-feira (04.02) na Secretaria de Estado da Educação visitando o secretário Flávio Arns, que é também vice-governador do Estado. Na pauta do encontro, o prefeito reivindicou recursos para reformas urgentes no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, atendendo pedido do Diretor Élio Fancioli. Também conversou com o Flávio Arns sobre disponibilidade funcional dos Secretários Municipais de Educação, Transporte Escolar, APAE, Representantes da Documentação Escolar – RDE nas cidades da região, PSS - Processo Seletivo Simplificado e Concurso Público.

Mas a visita de Edimar, no entanto, teve um outro motivo relevante para o Município de Santa Cecília do Pavão, principalmente para os moradores do Bairro Duzentos Alqueires.  Edimar Santos citou o pedido de protocolo de REABERTURA DE UMA TURMA DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL/ MATUTINO DA ESCOLA ESTADUAL RURAL VICENTE GALVÃO.


Escola RURAL Vicente Galvão 200 Alqueires
De acordo com o Prefeito, a cada ano, corria-se o risco de fechamento da Escola Estadual Vicente Galvão, principalmente por parte do Núcleo Regional de Cornélio Procópio alegando o pequeno número de alunos que freqüentam a escola, tornando inviável sua manutenção. A exclusão (não distribuição de aulas) da turma da 5ª série já foi um indício INDIRETO do fechamento da escola.
Isso causou uma grande preocupação para a direção,  professores, alunos e funcionários da Escola e, principalmente aos moradores do Bairro Duzentos Alqueires que, embora não sendo muitos, lutam para preservar suas conquistas.

Diante da REPITAÇÃO ANUAL de FECHAMENTO, o Prefeito Edimar, que sempre lutou pelos interesses educacionais do Bairro Duzentos Alqueires, desde que era vereador, decidiu abraçar mais essa causa.

Conheço a luta dos moradores do Bairro Duzentos Alqueires. Prova disso são os investimentos que nossa Administração tem reivindicado para a Escola Estadual Vicente Galvão, como a Reforma da Escola e a Construção da Quadra Coberta. Faremos o impossível para evitar que aquela escola venha fechar”. Explicou Edimar Santos

Segundo o Prefeito Edimar Santos, o Secretário Flávio Arns o recebeu com muita atenção e assumiu o compromisso de MANTER a 5ª serie da Escola Rural. "Se parar a 5ª série agora, não vamos ter nos próximos anos a 6ª,  7ª e  8ª provocando o fechamento da escola", explicou Edimar Santos.

Fomos muito bem recebidos pelo Secretário que nos acolheu de braços abertos. Sei da sensibilidade do Flávio Arns para com as questões voltadas para a educação. Acredito que temos um aliado que também lutará pelo Bairro Duzentos Alqueires”. Comentou edimar

Edimar Santos também frisou a colaboração da nova Chefe do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Adalgisa Denise de Almeida Gouveia, com a qual o Secretário Flávio Arns conversou por telefone sobre o assunto. Adalgisa também se manifestou contra o fechamento da escola e a extinção de turmas, apoiando a reivindicação de Edimar.
 
Edimar Santos visitou a Secretaria de Estado da Educação juntamente com as funcionárias Teresinha, Jocélia e Luciana.

PREFEITO EDIMAR SANTOS VISITOU AS SECRETARIAS EM CURITIBA E PRIORIZOU ESTRADAS RURAIS E AMBULÂNCIA

Com o objetivo de obter novos recursos para Santa Cecília do Pavão, o prefeito Edimar Santos cumpriu agenda em várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, nesta quarta-feira (02.02), em Curitiba. Entre as reivindicações está o protocolo do Ofício nº. 008/2011, junto à Secretaria de Estado da Saúde, com a solicitação de uma nova ambulância para o Município.

“A viabilização de nova ambulância se faz necessária uma vez que possuímos apenas de 01 (uma) ambulância, para realizar todos os atendimentos, inclusive, atender as emergências, onde os pacientes são encaminhados para hospitais de referência. Devido a constante manutenção e alto custo tem se tornado inviável atender com eficiência às necessidades da população” explicou o Prefeito.

Ainda na capital, Edimar Santos visitou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, onde protocolou o Ofício nº. 012/2011, com o pedido de disponibilização da Patrulha Rural Mecanizada, por 60 dias.

De acordo com o prefeito Edimar, o objetivo da patrulha mecanizada, que já realizou trabalhos de melhoria e recuperação das estradas rurais no município, é trabalhar no cascalhamento das estradas rurais para facilitar o escoamento da produção da safra de verão, compreendendo, aproximadamente, 100 km de estradas rurais do município no Lageadinho, Shinko, Setecentos Alqueires e Duzentos Alqueires, totalizando mais de 200 (duzentos) produtores rurais atendidos.

Secretária da Saúde de SANTA CECÍLIA DO PAVÃO intensifica ação CONTRA A DENGUE


Agente: Alexandra Zezanoski
Sec. Saúde José Santana
Atendendo ao alerta do Ministério da Saúde sobre o alto risco de dengue no Paraná em 2011, a Prefeitura de Santa Cecília do Pavão, por meio dos Agentes da Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde, tem intensificado as ações de combate à Dengue em todo território do município. Os agentes de saúde vêm atuando em pontos estratégicos como sucatas, cemitério, e residências. O trabalho também conta com o apoio da Divisão de Limpeza Pública.
Em Santa Cecília do Pavão a dengue está controlada, mesmo assim o trabalho de combate vem sendo intensificado. É preciso que a população entenda que a DENGUE É UMA DONEÇA GRAVE E PODE MATAR.

A exemplo de 2010, a Secretaria de Saúde promoverá várias ações, com orientações, distribuição de panfletos informativos e mobilização do Dia “D”.

“A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo a parte dela. Porém, o agente principal na luta contra a dengue é cada cidadão, pois o combate é feito em cada residência, com ações simples. Sem a colaboração da população, todas as ações são em vão. Diante disso, nossa dificuldade é a conscientização da população.” Comenta o Secretário Municipal de Saúde, José Santana Filho.

É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação.
A Doença
O QUE É DENGUE?
Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.
É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.
A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.
Dengue clássica:
Febre alta com duração de 2 a 7 dias
Dor de cabeça
Dor no corpo e nas juntas
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas pelo corpo
Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.
Procure imediatamente um médico em qualquer uma das situações abaixo:
Dores na barriga fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Sede excessiva e boca seca
Desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas individual e coletivamente para auxiliar na erradicação do Aedes aegypti:
* Vasos de flores ou plantas - a vasilha que fica sob o vaso para recolher a água excedente deve ser mantida seca. Uma boa medida é enchê-la com areia até a borda. A água dos vasos com flores deve ser trocada a cada 2 ou 3 dias;
* Pneus velhos - devem ser furados para eliminar a água que eventualmente se acumule, guardados em lugar coberto ou jogados fora;
* Caixas d'água - devem ser lavadas periodicamente e tampadas durante todo o tempo;
* Piscinas - o cloro da água das piscinas deve estar sempre no nível adequado;
* Garrafas vazias - devem ser guardadas de cabeça para baixo, em lugares cobertos e as tampas jogadas fora em sacos de lixo;
* Recipientes descartáveis (copos, pratos, travessas, etc.) - devem ser colocados em sacos de lixo para serem recolhidos pelos lixeiros;
* Lixo - nunca deve ser jogado em terrenos baldios, ou nas ruas e calçadas. Além disso, as latas de lixo devem estar sempre tampadas e limpas;
* Bebedouros de animais - precisam ser lavados e a água trocada sistematicamente;
* Depósitos de água - quaisquer que sejam os tipos e a finalidade a que se destinam, se não for possível prescindir deles, devem ser mantidos limpos e tampados com segurança;
* Bromélias - algumas plantas armazenam água entre suas folhas e podem tornar-se eventuais criadouros dos mosquitos. Entre elas, destacam-se as bromélias cujo cultivo é comum nos jardins e residências. Eliminá-las não resolveria o problema da dengue e poderia afetar o equilíbrio ecológico.
Como é quase impossível retirar totalmente o grande volume de água que se embrenha pelas folhas, a solução é diluir uma colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água limpa e regá-las duas vezes por semana. Esse mesmo preparado pode servir para inibir a formação de criadouros nos vasos de flores ou plantas com água.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO COM A APAE de SANTA CECILIA DO PAVÃO

O prefeito Edimar Santos formalizou  termo de convênio com a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE,  Zelinda de Sá  Cestaro Aiala e a Diretora Maria Adelaide Rubio Argentino, na tarde desta segunda-feira, dia 31, no Gabinete.
 
O valor do repasse é de R$ 11.200,00 (onze mil e duzentos reais), em 02 (duas) parcelas, que deverão ser aplicados pela entidade da seguinte forma:
R$ 7.200,00 (sete mil e duzentos reais) em despesas com combustível para transporte de alunos da entidade;
R$ 2.000,00 (dois mil reais) para pagamento de despesas com consumo de energia elétrica.
R$ 2.000,00 (dois mil reais) para pagamento de despesas com alimentação.
A APAE de Santa Cecília do Pavão é uma associação civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos.

Seus principais objetivos são: promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania; criar e auxiliar na manutenção de lares para a pessoa portadora de deficiência e oferecer oportunidade para que pessoas portadoras de deficiência possam participar de Conselhos, Diretorias ou Comissões da APAE.
 
Além de recursos, a Prefeitura de Santa Cecilia do pavão disponibiliza instalações e funcionário para APAE que foi fundada em 18 de março de 1982, a APAE, atualmente, atende 79 alunos.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Prefeito Edimar Santos vai pedir FIM da portaria expedida pela Juíza e Promotora da Comarca de São Jerônimo da Serra

Prefeito Edimar Santos, vai reunir-se com a Juíza e Promotora da Comarca de São Jerônimo da Serra para PEDIR A REVOGAÇÃO da portaria que instituí o horário de funcionamento de bares e similares no Município de Santa Cecília do Pavão. Se, necessário vamos recolher abaixo-assinado dos comerciantes, jovens, cidadãos e autoridades para sensibilizar a justiça da comarca.

A portaria provocou inegável descontentamento populacional e dos comerciantes, pois se trata de uma portaria impositiva e inconstitucional, que macula direitos inalienáveis do cidadão, especialmente o direito à liberdade.

Ninguém deseja a violência, mas o desejo de ir e vir do cidadão deve prevalecer sempre e é mais importante. A reclamação na cidade é generalizada e temos estatísticas que mostram perdas e mais perdas para o comércio local em razão da portaria.

Em razão da existência da portaria na cidade, a Polícia Militar precisa sair para cumprir os seus efeitos que foram determinados: a) domingo a quinta-feira até 23h00; b) Sexta, sábado e véspera de feriado até 01h00. No início a população apoiava a medida, mas agora a portaria não se justifica mais e não há nenhum sentido mantê-la.

Essa portaria fere os princípios da autonomia municipal que tem a COMPETÊNCIA EXCLUSIVA expressa na Lei Orgânica Municipal para determinar horário de funcionamento de bares, similares e eventos.

"Não é PRECISO polemizar porque o objetivo é a SIMPLES revogação ou fixação mais ampla do horário, não sendo possível a compreensão da JUÍZA e PROMOTORA vai entrar com medida junto ao Tribunal de Justiça para REVOGAÇÃO da portaria", concluiu o Prefeito Edimar Santos.

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM