Esporte NOTÍCIAS

sábado, 7 de janeiro de 2012

SANTA CECILIA FOI DESTAQUE NA FOLHA DE LONDRINA

Santa Cecília do Pavão mais uma vez é destaque na Folha de Londrina. Em reportagem de quarta-feira (04.01), sobre os desafios enfrentados pelos municípios do norte pioneiro para evitar o êxodo populacional, Santa Cecília aparece entre as cidades que têm o maio índice de diminuição da população. Por outro lado, a reportagem destaca que o município tem dado prioridade nas áreas de educação, habitação e saneamento, o que tem feito a diferença na qualidade de vida dos moradores. Projeto Um Computador por Aluno - UCA, Rede de Esgoto e Programa Nova Casa são os destaques.
Cidade perdeu habitantes devido a criação de Nova Santa Barbara
Com 83% de urbanização, 3.057 dos 3.646 habitantes moram na cidade, Santa Cecília do Pavão dá prioridade à educação, habitação e saneamento. Graças a parcerias público-privadas, mais de mil usuários têm acesso gratuito à internet, incluindo toda a população escolar, um computador por aluno (UCA). ''É o primeiro município brasileiro'' com tal inclusão, acredita o secretário da Prefeitura, Ernesto Alexandre Basso, bacharel em Direito.

Com a estação de tratamento biológico, emissários e interceptor concluídos, está em construção a segunda fase do saneamento. O diretor do Serviço Autárquico Municipal de Água e Esgoto (Sama), Jerônimo Mendes Gonçalves, informa que compreende 20.428 metros de rede coletora e 1.169 ligações, já concluídos 53% (11.000 metros de rede e 496 ligações atendendo 523 moradias).

Com dotação de R$ 2,062 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o prazo de conclusão vai até setembro de 2012, quando 90% da população será atendida pela rede e o esgoto 100% tratado. A última etapa, até 100% da população, ficará por conta do Samae e da Prefeitura. A fase atual, explicou Jerônimo, engloba o Bairro Fraternidade, ''o que mais sofria com a falta da rede coletora, na parte baixa e rochosa da cidade, que dificulta a perfuração de fossas''. A rede ali está quase pronta e 250 famílias deixarão de lançar dejetos diretamente no córrego, o afamado ''Fedidinho''
Netacio foi comteplado pelo programa municipal "Nova Casa"
Paralelamente à construção de moradias na zona rural, pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e na cidade, financiadas pelo programa federal ''Minha Casa, Minha Vida'', a Prefeitura instituiu o programa ''Nova Casa'', já beneficiando nove famílias que, embora proprietárias, moravam precariamente, sem condições de melhorar a habitação. A contribuição, a fundo perdido, varia conforme a realidade financeira de cada família, levando à substituição geralmente de ranchos e barracos por casas de alvenaria, modelo popular. ''Tiraram o rancho e puseram a casa'', resume Netácio Ferreira de Melo, 70 anos, entre os contemplados, morador na parte alta da cidade. ''Consegui esse chão faz 40 anos, aqui pra cima era tudo lavoura.'' De uma família nordestina que chegou para trabalhar na agricultura, conta que a maioria dos 10 irmãos acabou se fixando em Londrina. Casado com Ângela Maria Gomes de Melo, Natécio tem dois filhos, uma moça e um rapaz. ''A Prefeitura me deu uma grande mão'', afirma com relação à casa, pois a sua parte foi de somente R$ 5 mil, tomados por empréstimo na Caixa Econômica Federal, que lhe permitiram fazer inclusive a garagem.(W.S.) - Folha de Londrina - Edição de 04/01/2012

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PREFEITO EDIMAR SANTOS RECEBE FOLIA DE REIS EM SUA CASA

Como acontece todos os anos, na noite desta terça-feira (03.01), o Prefeito Edimar Santos, juntamente com a  Primeira-Dama Leizinha, familiares e amigos,  receberam, em sua residência, a Folia de Reis “Companhia de Santos Reis Águia Branca”. 
O mestre Geziel Soares, que está na Companhia desde os 5 anos de idade, falou que a intensão da visita é levar as bênçãos dos Santos Reis e de Nossa Senhora a todos os lares. 
Católico praticante, devoto de Nossa Senhora Aparecida e grande apreciador e incentivador dessa tradição,  o Prefeito Edimar ficou visivelmente emocionado com a visita da Folia de Reis e fez um apelo aos integrantes da companhia: “não deixem essa tradição acabar”.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012 começa com novos funcionários em Santa Cecilia do Pavão

Na manhã de segunda (02) o Prefeito Edimar Santos (PTB) empossou 09 novos funcionários aprovados no consurso público nº. 001/2009, sendo 06 zeladoras: SANDRA SEMICEKI SILVA, FRANCIANE ROCHA DE OLIVEIRA, LEANDRA RAMOS TEODORO, MARIA JOSÉ ROMANA DOS PASSOS JACÓ, LETICIA LOPES e JULIANA LOPES DOS SANTOS. 01 Operário: AILTON ANSELMO DE OLIVEIRA  e 02 Merendeiras: CRISTIANE SANTOS CAMARGO e MIRIAN APARECIDA FOGAÇA MENEGUETTI.
A posse foi acompanhada pelo Secretário de Administração Geral Carlos Tófoli, pela Assessora de Gabinete Claudinéia Vicente e pelo Secretário de Saúde José Santana Filho.
Após leitura do termo de posse pelo Secretário de Administração Carlos Tófoli o Prefeito deu as boas vindas e disse: "Como é bom começar o ano trabalhando, maravilha de presente pra vcs e também pra administração que ganhará pessoas comprometididas para ampliar o atendimento aos cecilienses"

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM