Esporte NOTÍCIAS

sábado, 7 de agosto de 2021

Isaquias Queiroz leva a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio



Isaquias Queiroz conquistou na manhã deste sábado no Canal Sea Forest, na baía de Tóquio, a medalha de ouro na prova do C1 1000m da canoagem velocidade, com o tempo de 4m04s408. O baiano de 27 anos, que é o atual campeão mundial da distância, reafirmou sua condição de ícone da elite internacional da modalidade. Velejador baiano iguala a marca de Serginho e Gustavo Borges e tem o objetivo de se tornar o brasileiro com mais conquistas em Olimpíadas.

- Tô meio que aéreo ainda... É diferente ganhar uma medalha de ouro. Estou feliz, mas estou mais feliz por estar deixando vocês no Brasil mais felizes (...). É um trabalho longo, de uma vida inteira. Larguei tudo na minha vida para me dedicar ao esporte, não só eu, mas minha esposa também. Minha mãe passou por muita coisa na vida e hoje está vendo o filho medalhista de ouro, dedico a ela também essa medalha - disse Isaquias.

Agora, o brasileiro soma quatro medalhas olímpicas em sua carreira (o ouro de Tóquio e duas pratas e um bronze da Rio 2016). Foi o único brasileiro em toda a história a conquistar três metais em uma única edição do megaevento. Ele também ostenta 12 pódios em Campeonatos Mundiais (dos quais seis ouros) e quatro em Jogos Pan-Americanos (três ouros).


fonte: ge.globo.com

Criança de 3 anos sofre queimaduras após galão de combustível explodir



Uma criança de 3 anos sofreu queimaduras após um galão com combustível explodir perto dela no assentamento Dorselina Folador em Arapongas, no norte do Paraná, nesta sexta-feira (6).

De acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), o menino sofreu queimaduras nas mãos e no rosto, em torno de 25% da área foi atingida.

O Samu informou que o galão tinha resto de gasolina.

A criança foi encaminhada ao hospital da Providência de Apucarana com estado de saúde considerado estável.


Fonte: g1.globo.com/pr

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PREFEITO EDIMAR SANTOS PARTICIPA DE REUNIÃO COM O GOVERNADOR RATINHO JUNIOR PARA APRESENTAÇÃO DO BANCO DE PROJETOS PARA OS MUNICÍPIOS



O Prefeito Edimar Santos, na condição de Vice-Presidente da Associação dos Municípios do Paraná – AMP, juntamente com demais autoridades e lideranças do Estado, participou, na manhã desta quarta-feira (04/08) de reunião com o Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior.

Em pauta, a apresentação do Banco de Projetos aos Municípios.
Para promover a melhoria na qualidade das obras públicas, o Governo do Estado disponibilizará para todos os municípios interessados o acervo de projetos da Paraná Edificações (PRED), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU). A medida foi determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (4) durante reunião virtual com representantes de todas as cidades paranaenses.


A finalidade, segundo o governador, é otimizar o uso de recursos para contratação de projetos pelo poder público e possibilitar adequada infraestrutura às diversas localidades. A proposta abrange projetos nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Turismo, Esporte e Lazer e do Trabalho.
O planejamento visa, ainda, eficiência e economicidade aos cofres públicos, e atende as metas da Agenda 2030, em especial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“É mais uma iniciativa paranaense com foco no desenvolvimento social, econômico e sustentável do Estado”, disse o governador. Ele acrescentou que o compartilhamento do acervo deverá suprir a demanda dos pequenos municípios, que sofrem com a carência de profissionais da área de engenharia e arquitetura.



Todos os municípios do Estado podem aderir ao Banco de Projetos da Paraná Edificações, sendo necessário a formalização de convênio entre as partes. Em seguida, a prefeitura deverá realizar a licitação para contratar os projetos de implantação no terreno. O convênio não prevê a transferência de recursos financeiros entre Estado e município.
“Mais de 220 municípios paranaenses são de pequeno porte e não têm equipes profissionais disponíveis para desenvolver essas plantas. Os projetos do Governo vão diminuir os custos para as prefeituras e agilizar a entrega dessas obras para a sociedade”, ressaltou o vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva; os deputados estaduais Cobra Repórter e Hussein Bakri (líder do Governo); e a equipe de profissionais da Paraná Edificações.

Fonte: Governo do Estado Paraná/Agência Estadual de Notícias

Homem é morto a tiros após cobrança de aluguel em Maringá


Um homem foi morto a tiros após uma cobrança de aluguel, em Maringá, na região norte do Paraná, segundo a Polícia Civil. Um suspeito de ter atirado foi preso no início da tarde desta quarta-feira (4).

O crime aconteceu na noite de terça-feira (3), no Conjunto Edwaldo Bueno, na Zona Sul da cidade.

A vítima foi até a residência acompanhada do sogro, que é o proprietário do imóvel. Conforme as investigações, houve uma discussão na casa com as pessoas que ocupavam a residência.

Conforme a polícia, em determinado momento, uma das pessoas que estava na casa atirou. Pelo menos três disparos atingiram o genro do proprietário, que tinha 42 anos.

O homem chegou a ser socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O suspeito de atirar fugiu.

O caso é investigado.


FONTE: g1.globo.com/pr

Mudas plantadas pela prefeitura em vias públicas são furtadas em Cornélio Procópio


Furto de Manacá-da-Serra teria ocorrido na madrugada de domingo (01) para segunda, após recente plantio.

Na madrugada de domingo (01) para segunda-feira, foram furtadas em Cornélio Procópio algumas mudas da variedade Manacá-da-Serra que haviam sido plantadas recentemente pela prefeitura. A depredação aconteceu ao longo do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, uma das áreas do município contempladas pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) com o recente plantio de mais de 50 mudas dessa variedade.




Idoso acamado morre em incêndio em casa, em Londrina


Um idoso acamado, de 76 anos, morreu em um incêndio na madrugada desta quarta-feira (4), em Londrina, no norte do Paraná.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 2h na casa onde o idoso morava, no Jardim Antares.

O incêndio começou no quarto onde o idoso estava. De acordo com as apurações preliminares dos bombeiros, a casa estava sem energia elétrica e a suspeita é que o fogo começou com velas que estavam no local.

De acordo com vizinhos, o idoso morava com mais duas pessoas na casa, mas estava sozinho no momento do incêndio.


FONTE: g1.globo.com/pr

BOLETIM ATUALIZADO DA DENGUE NO PARANÁ


A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta terça-feira 03/08/21 o informe da dengue que encerra o período epidemiológico 2020/2021. No período, foram 27.889 casos confirmados e 32 óbitos no Paraná. Os dados contabilizados são de 1º de agosto do ano passado até agora. No Paraná, 288 municípios registram casos de dengue, nas 22 Regionais de Saúde. O informe apresenta 93.329 notificações para a doença, também em municípios das 22 Regionais, e aponta 2.359 ainda em investigação quanto à classificação final. O número de casos teve uma redução de 87,7% em relação ao período anterior. Em 2019/2020 foram 227.724 confirmações. Houve também queda de 81,9% no total de óbitos. No período epidemiológico anterior foram 177. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a dengue segue como uma das principais preocupações do Governo do Estado.// SONORA BETO PRETO.// SONORA BETO 01 A Secretaria da Saúde enfatiza a importância do controle e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, com a organização dos serviços de saúde para que isso aconteça mas, principalmente, com a participação da população. De acordo com o levantamento, 80,8% dos criadouros foram encontrados em pontos passíveis de remoção e elimináveis, como lixo, entulhos de construção, pneus, vasos de plantas com pratos, recipientes de degelo, entre outros. Em relação à chikungunya, o informe registrou 94 casos confirmados no período, além de 2 casos de zika vírus. As doenças também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 


FONTE: AGENCIA DE NOTICIAS DO PARANÁ

MOTOCICLETA RECUPERADA PELA POLICIA MILITAR DE CONGOINHAS - PR


CONGONHINHAS: Durante patrulhamento pela Vila do Giso a equipe PM obteve êxito em localizar uma motocicleta Honda XRE 300 de cor amarela, a qual havia sido furtada neste município. O veículo que estava sem placa e com o miolo da ignição estourado, foi recolhido e encaminhado para os devidos procedimentos.

ARVORE CAI EM CIMA DE CARRO E MATA JOVEM DE SANTO ANTONIO DO PARAÍSO - PR


O jovem Lucas Mendes, 24 anos, acabou perdendo a vida nesta tragédia(foto das redes sociais)

Um gravíssimo acidente, com vítima fatal, aconteceu na manhã de terça, 03/08/21, no município de São Sebastião da Amoreira.

Segundo informações, dois homens estavam em um veículo FORD BELINA, de cor branca, atravessando uma fazenda para fazer um serviço terceirizado, de construção de uma cerca, quando aconteceu o acidente.

Naquele local, lenheiros estava derrubando Eucalíptos e foi quando aconteceu o acidente. Uma árvore estava sendo derrubada e justamente caiu em cima do veículo, matando na hora um jovem que era o passageiro. O condutor da veículo nada sofreu.

O jovem que perdeu a vida é de Santo Antonio do Paraíso, Lucas Fernandes Mendes Oliveira(foto), de 24 anos.

Cinco pessoas morrem em acidente entre carreta e carro, na PR-317



Cinco pessoas morreram em um acidente entre uma carreta e um carro, na PR-317, na noite desta terça-feira (3).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a batida ocorreu entre Toledo e Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as cinco vítimas estavam em um carro da Prefeitura de Jesuítas. Três pessoas que morreram eram da mesma família e duas eram funcionárias do município, conforme a PRE.

O motorista da carreta foi conduzido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sob escolta, segundo os bombeiros.


fonte: /g1.globo.com/pr

terça-feira, 3 de agosto de 2021

ROMANELLI APOIA PEC DA LÍNGUA ESPANHOLA



O deputado Luiz Cláudio Romanelli (foto), um dos autores da PEC(Proposta de Emenda Constitucional), que institui o ensino do espanhol nas escolas públicas no Paraná, disse nesta segunda-feira, 2, que o aprendizado da língua é muito importante do ponto de vista cultural, de identidade latino americana e até para a formação profissional. “O espanhol é a quarta língua mais falada no mundo, são 585 milhões de pessoas, 210 milhões delas na América do Sul. Dos 12 países do continente, apenas o Brasil fala o português num universo de 423 milhões de pessoas”, disse.


A língua espanhola, afirma o Primeiro secretário da Alep, é ainda a segunda em relevância comercial, idioma oficial de 21 países, destes, 19 deles estão localizados na América, sete são fronteira com o Brasil e dois com o Paraná. Também é língua de estudo de mais de 22 milhões de alunos em 110 países, inclusive na China e no Japão, que são os principais países parceiros do Brasil em transações comerciais fora da América Latina.

Os números são do movimento #FicaEspanhol de abrangência nacional. A Proposta de Emenda Constitucional do deputado Arilson Chiorato (PT), está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. “O aprendizado da língua espanhola vai aumentar as oportunidades profissionais, culturais e sociais dos estudantes da rede pública estadual”, afirma Romanelli.

FONTE: www.npdiario.com.br

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM