Esporte NOTÍCIAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Merenda Escolar: Alunos recebem alimentação em sistema self-service em Santa Cecília do Pavão

A Administração Municipal de Santa Cecília do Pavão, tem como objetivo primordial garantir uma Educação de qualidade e acredita que investir na educação é também investir na alimentação que o aluno recebe.
Seguindo essa filosofia, foi implantado na Escola Municipal Cícero Bittencourt Rodrigues, a distribuição da alimentação escolar em sistema self-service, agregado aos projetos de educação nutricional.
Este projeto tem por objetivo oferecer uma alimentação escolar que evite a exposição dos alunos a práticas alimentares inadequadas e apóie a adoção de práticas aos pequenos através de uma alimentação nutricionalmente equilibrada que complete a quantidade de nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contida nos alimentos; higienicamente preparada; de temperatura, consistência, porcionamento e frequência adequadas, fornecida em horários também adequados.
Todo este procedimento segue as orientações contidas na Resolução  do Conselho Federal de Nutricionista Nº 465/2010, na Portaria nº 1428, 26 de Novembro de 1993, do Ministério do Estado da Saúde e na Lei nº 8.234 da Presidência da República.
Segundo a Nutricionista Joanita Schuber Gonçalves, os hábitos saudáveis da alimentação devem ser incentivados e praticados desde a infância. Pois é nessa fase da vida que as crianças normalmente entram na escola e estão desenvolvendo uma série de funções de caráter físico, cognitivo e motor.

Quando o consumo desses nutrientes é adequado, as crianças têm bom desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de estarem prevenindo uma série de doenças e desequilíbrios futuros como, por exemplo, os problemas relacionados ao crescimento” comentou Joanita.
A Nutricionista também explica que todo cuidado é pouco no sentido não apenas de promover a saúde dessas crianças, como de evitar a incidência de casos de obesidade infantil, entre outras doenças, sendo assim a merenda escolar tem predominância de frutas, hortaliças, legumes, leite, cereais, carne e ovos completam o cardápio de maneira equilibrada.

SERVIDORES VÃO PARTICIPAR DE TREINAMENTO PARA OPERAR RETROESCAVADEIRA

A Assessoria de Gabinete da Prefeitura Municipal cadastrou, nesta quarta-feira (29.02) dois operadores de máquinas para participar de treinamento prático para operar retroescavadeira que será entregue ao Município pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). 
 
A capacitação, de 10 horas, será dividida em aulas práticas e teóricas. O curso ainda não tem data marcada e será ministrado para todos os municípios contemplados. Segundo o MDA, o treinamento é importante para passar aos operadores noções de manutenção e capacidade operacional das máquinas. A expectativa é que, assim, as retroescavadeiras tenham mais durabilidade, e possam propiciar benefícios por mais tempo para os agricultores familiares.

O MDA já entregou as retroescavadeiras aos municípios dos Estados do Rio Grande Sul e Santa Catarina. Os próximos serão do Paraná, inclusive Santa Cecília do Pavão. Nesta quinta-feira (01.03) a empresa que irá entregar a retro já entrou em contato com a assessoria de gabinete e a previsão de entrega é mês de abril.

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM