Esporte NOTÍCIAS

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Menina de 3 anos sobrevive à 3ª cirurgia cardíaca, pega Covid-19 na sequência e se cura 21 dias depois

A pequena Ester, de 3 anos, durante o isolamento na UTI. Ela apresentou os sintomas de coronavírus enquanto se recuperava de uma cirurgia no coração. — Foto: Arquivo pessoal

A família de Ester Trancoso Barreto sabia, antes mesmo de ela nascer, que se sobrevivesse até os 3 anos teria que passar por três grandes cirurgias no coração.
"Descobrimos ainda na gravidez que ela tem síndrome do ventrículo esquerdo”, explica a mãe, Elaine Trancoso. “Alguns médicos chegaram a nos dizer que a Ester não sobreviveria.”
A síndrome do ventrículo esquerdo é uma doença congênita em que o funcionamento do lado esquerdo do coração fica comprometido. “É como se ela tivesse somente um lado do coração”, explica o pai, Marcos Barreto.
Ester sobreviveu às duas primeiras cirurgias (a primeira foi quando ela tinha apenas 48 horas de vida e a segunda no terceiro mês) apesar de ter sofrido alguns AVCs (acidente vascular cerebral) em decorrência dos procedimentos cardíacos.
Ester, cardiopata, e a mãe, no isolamento. As duas foram contaminadas por coronavírus e se curaram. — Foto: Arquivo pessoal.A última das cirurgias estava prevista para acontecer quando Ester tivesse entre três e quatro anos. Mas, em janeiro, quando a menina tinha ainda dois anos, exames mostraram que o coração dela estava inchado. Médicos disseram que era necessário marcar a cirurgia para março próximo.

“Mas aí nos esbarramos com a questão do coronavírus”, conta Marcos.

A equipe médica alertou que a criança, pelos problemas cardíacos, fazia parte do grupo de risco da Covid-19. Os pais tinham que tomar a decisão final de prosseguir com a cirurgia no coração de Ester.

“Os médicos tinham medo de a Ester fazer a cirurgia e ser infectada. Além disso, por causa do coronavírus, o hospital estava com pouco sangue e a Ester precisaria de doações para conseguir ser operada”, lembra o pai. “Não tinha o que fazer, o coraçãozinho dela precisava da cirurgia."

No dia 12 de março, a família, que é de Cariacica, no Espírito Santo, viajou para São Paulo e Ester foi internada no Hospital Beneficência Portuguesa para passar pelos procedimentos.
A cirurgia foi bem-sucedida, mas, no pós-operatório, a menina apresentou várias complicações respiratórias e tosse. “Achávamos que era consequência de ela ter ficado muitas horas entubada durante a cirurgia”, diz a mãe.

O quadro de Ester foi piorando até que, no quinto dia após a cirurgia, “o coração dela parou por mais de 20 vezes durante o dia”, conta Marcos, que estava com a filha no momento das paradas cardíacas.

Dois dias depois, a menina passou por um novo procedimento no coração, dessa vez para colocar um marcapasso.

O teste positivo


Elaine permaneceu no hospital para ficar ao lado da filha. No mesmo dia da cirurgia do marcapasso, percebeu que tinha perdido o olfato. “Mal sabíamos que era um sintoma de coronavírus. Mas, quando contei para a chefe da UTI que cuidava da Ester que eu estava sem olfato, ela imediatamente nos isolou e pediu testes de Covid-19.”
Tanto Ester quanto Elaine testaram positivo e ficaram isoladas na UTI por 10 dias, além de mais outros 11 dias isoladas no quarto de uma ala do hospital destinada somente a crianças que contraíram a doença.
“A Ester só via as pessoas de máscara, óculos, ela ficava em pânico, chorava muito. Eu comecei a chorar junto depois do quinto, sexto dia no isolamento”, lembra Elaine.

“Apesar de tudo, eu agradecia a Deus pela vida da minha filha e por estar isolada junto dela. Se eu não tivesse me contaminado junto, ela teria ficado sozinha.”

Os médicos, segundo a família, não sabem explicar se a contaminação ocorreu antes ou após a cirurgia.

Após 21 dias de isolamento e mais de um mês de internação, Ester refez o teste de coronavírus e veio a confirmação de que havia se curado.

Ester, cardiopata, de 3 anos, comemora a alta hospitalar após ser infectada por coronavírus. — Foto: Arquivo pessoalEm 24 de abril, dia do seu aniversário de três anos, Ester e a mãe receberam alta hospitalar e puderam voltar para o Espírito Santo.
Antes de se despedir do hospital em São Paulo, o mesmo em que ela nasceu três anos antes, a menina ganhou um bolo para celebrar a cura.
“É sobrenatural a força dessas crianças, são anjos”, diz a mãe, falando que a história de vida da pequena Ester “daria um livro.

FONTE: g1.globo.com

Professor ganha carro em rifa e o devolve para ajudar família que fez sorteio

Professor contou para a família que tinha feito uma promessa de devolver o carro se fosse sorteado, em Marmeleiro — Foto: Airton Rama/Arquivo pessoal

O professor de educação física Airton Neri Rama surpreendeu moradores de Marmeleiro, no sudoeste do Paraná, com uma atitude de solidariedade. Ele ganhou um carro com uma rifa, mas devolveu o veículo para ajudar a família quando recebeu o prêmio.
O carro tinha sido rifado pelo casal Claci da Rosa Gomes e Antônio Lessir. A ação foi feita para arrecadar dinheiro para fazer exames médicos dos filhos Renan Gabriel, de 6 anos, e Natan Renan, de 15 anos, que têm deficiência física e mental.

“Eu não tenho palavras para agradecer, foi muito emocionante e a gente não esperava. O carro era dele, mas como uma pessoa humilde e humana ele nos devolveu. Ainda temos anjos na terra, que estão aqui para nos ajudar”, revelou a mãe.

Rama contou para a família, quando foi entregar as chaves, que tinha feito uma promessa de devolver o veículo se fosse sorteado.
"Acho que fiz um ato simples e vejo que esse ato está comovendo muitas pessoas que estão ajudando essa família que tanto necessita", disse o professor.
Segundo a mãe, as vendas das rifas tinham sido prejudicadas em meio à pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, ela disse que não reclamou, pois foi nesse momento que encontrou esperança.

A rifa


Os exames de genética, conforme a mãe, são para tentar diagnosticar o que os filhos têm e dar início ao tratamento adequado para os dois.
Eles aguardam pelos exames desde 2016 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o dinheiro da rifa, a família poderia fazer o procedimento o quanto antes, em uma clínica particular.
De acordo com Claci, os exames custam em média R$ 12 mil para os dois filhos. Com a rifa do Voyage, de 1994, foi possível arrecadar R$ 8 mil.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

CRIANÇA É ABUSADA SEXUALMENTE EM BANDEIRANTES - PR

Giro de notícias policiais da região - Rádio Boa Nova

BANDEIRANTES: Um senhor procurou a Polícia Militar relatando que a filha de três anos de idade reside com a mãe e que de uns dias para cá a menina vem reclamando de dores na genitália. Além disso, segundo relatado pelo noticiante a madrinha da criança informou que durante o banho a menor reclamou de dores e que ainda teve sangramento. Que perguntado à criança o que estava acontecendo, a mesma acabou informando o abuso. Diante disso, foi acionado o Conselho Tutelar, da mesma forma que o noticiante foi devidamente orientado sobre os procedimentos a serem seguidos.

EM SÃO JERÔNIMO DA SERRA - PR, HOMEM É PRESO COM FACÃO E AMEAÇANDO OUTRA PESSOA

Notícia Policial - Home | Facebook

SÃO JERÔNIMO DA SERRA: A PM foi acionada no Distrito Terra Nova, onde um indivíduo foi detido portando um facão. Segundo solicitação o mesmo apresentava-se bastante alterado e havia ameaçado uma pessoa do sexo masculino. Assim, o abordado foi conduzido juntamente com a arma branca apreendida.

HOMEM DIZ QUE SEI IRMÃO O AMEAÇOU DE MORTE EM CORNÉLIO PROCÓPIO - PR

Notícias Policiais – Veja os principais fatos ocorridos na região ...

CORNÉLIO PROCÓPIO: A PM foi solicitada no Jardim Vale Verde, onde o solicitante informou que seu irmão lhe ameaçou de morte e que tentou lhe agredir com uma faca, uma barra de ferro e ainda um pedaço de madeira e que, diante do exposto, manifestava interesse em representar criminalmente contra o noticiado. Desse modo, as partes foram conduzidas para lavratura do Termo Circunstanciado por ameaça.

EM CORNÉLIO PROCÓPIO FORAM FURTADOS VÁRIOS ALIMENTOS DE DOIS BARRACÕES

Arquivo para Mundo da policia - Jornal de Caruaru

CORNÉLIO PROCÓPIO: A PM foi acionada na Vila Popular onde o solicitante relatou que dois barracões haviam sido furtados, sendo subtraídas as seguintes mercadorias: 12 fardos de feijão carioca da marca Premio e feijão preto da marca Pontarollo, 10 caixas de álcool em gel 70% de marcas diversas, 20 mil máscaras da marca Talge e ainda 20 caixas de doce paulistano. Foram realizadas diligências, porém sem êxito em localizar qualquer suspeito ou as mercadorias furtadas.

FURTO EM PROPRIEDADE RURAL DE ASSAÍ - PR

Giro de notícias policiais da região - Rádio Boa Nova

ASSAÍ: Uma mulher procurou a Polícia Militar informando que seu pai possui uma propriedade rural na Seção Central e que do local foram furtados três suínos, uma máquina de passar veneno costal da marca JACK e um receptor digital. A noticiante foi devidamente orientada

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM