Esporte NOTÍCIAS

sábado, 7 de janeiro de 2012

SANTA CECILIA FOI DESTAQUE NA FOLHA DE LONDRINA

Santa Cecília do Pavão mais uma vez é destaque na Folha de Londrina. Em reportagem de quarta-feira (04.01), sobre os desafios enfrentados pelos municípios do norte pioneiro para evitar o êxodo populacional, Santa Cecília aparece entre as cidades que têm o maio índice de diminuição da população. Por outro lado, a reportagem destaca que o município tem dado prioridade nas áreas de educação, habitação e saneamento, o que tem feito a diferença na qualidade de vida dos moradores. Projeto Um Computador por Aluno - UCA, Rede de Esgoto e Programa Nova Casa são os destaques.
Cidade perdeu habitantes devido a criação de Nova Santa Barbara
Com 83% de urbanização, 3.057 dos 3.646 habitantes moram na cidade, Santa Cecília do Pavão dá prioridade à educação, habitação e saneamento. Graças a parcerias público-privadas, mais de mil usuários têm acesso gratuito à internet, incluindo toda a população escolar, um computador por aluno (UCA). ''É o primeiro município brasileiro'' com tal inclusão, acredita o secretário da Prefeitura, Ernesto Alexandre Basso, bacharel em Direito.

Com a estação de tratamento biológico, emissários e interceptor concluídos, está em construção a segunda fase do saneamento. O diretor do Serviço Autárquico Municipal de Água e Esgoto (Sama), Jerônimo Mendes Gonçalves, informa que compreende 20.428 metros de rede coletora e 1.169 ligações, já concluídos 53% (11.000 metros de rede e 496 ligações atendendo 523 moradias).

Com dotação de R$ 2,062 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o prazo de conclusão vai até setembro de 2012, quando 90% da população será atendida pela rede e o esgoto 100% tratado. A última etapa, até 100% da população, ficará por conta do Samae e da Prefeitura. A fase atual, explicou Jerônimo, engloba o Bairro Fraternidade, ''o que mais sofria com a falta da rede coletora, na parte baixa e rochosa da cidade, que dificulta a perfuração de fossas''. A rede ali está quase pronta e 250 famílias deixarão de lançar dejetos diretamente no córrego, o afamado ''Fedidinho''
Netacio foi comteplado pelo programa municipal "Nova Casa"
Paralelamente à construção de moradias na zona rural, pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e na cidade, financiadas pelo programa federal ''Minha Casa, Minha Vida'', a Prefeitura instituiu o programa ''Nova Casa'', já beneficiando nove famílias que, embora proprietárias, moravam precariamente, sem condições de melhorar a habitação. A contribuição, a fundo perdido, varia conforme a realidade financeira de cada família, levando à substituição geralmente de ranchos e barracos por casas de alvenaria, modelo popular. ''Tiraram o rancho e puseram a casa'', resume Netácio Ferreira de Melo, 70 anos, entre os contemplados, morador na parte alta da cidade. ''Consegui esse chão faz 40 anos, aqui pra cima era tudo lavoura.'' De uma família nordestina que chegou para trabalhar na agricultura, conta que a maioria dos 10 irmãos acabou se fixando em Londrina. Casado com Ângela Maria Gomes de Melo, Natécio tem dois filhos, uma moça e um rapaz. ''A Prefeitura me deu uma grande mão'', afirma com relação à casa, pois a sua parte foi de somente R$ 5 mil, tomados por empréstimo na Caixa Econômica Federal, que lhe permitiram fazer inclusive a garagem.(W.S.) - Folha de Londrina - Edição de 04/01/2012

Nenhum comentário:

LÍDER Vídeos | CURIÚVA e SCPAVÃO

Loading...

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM
1 - Sapequinha - Eduardo Costa
2 - Aquele 1% - Marcos & Belutti part. Wesley Safadão
3 - Isso cê num conta (Nova versão) - Bruno & Marrone
4 - Escreve aí (Ao vivo) - Luan Santana
5 - Dez minutos longe de você - Victor & Leo part. Henrique & Juliano
6 - Bem feito - Thaeme & Thiago
7 - Deixa ele sofrer - Anitta
8 - Quando Deus quer - Lucas Lucco
9 - Senha do celular (Ao vivo) - Henrique & Diego
10 - O defensor - Zezé di Camargo & Luciano
11 - Que sorte a nossa (Ao Vivo) - Matheus & Kauan
12 - Mudando de assunto (Ao vivo) - Henrique & Juliano

Atualizado em 19 de Setembro de 2015