Esporte NOTÍCIAS

sábado, 23 de outubro de 2010

Alunos e professores receberam LAPTOPS em Santa Cecília do Pavão

REPORTAGEM FOLHA de LONDRINA - CADERNO CIDADES
Olga Leiria
Estudantes terão acesso às máquinas no início do próximo ano letivo
Santa Cecília do Pavão - Alunos de escolas municipais e estaduais de Santa Cecília do Pavão (Norte) receberam, ontem, laptops ofertados pelo governo federal para incrementar o aprendizado em sala de aula. Entre os estudantes presentes na entrega, as alunas Renata Cristina Calore Ribeiro, 10 anos, e Vanessa dos Santos Alcanço, 11, do Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, mostraram-se bastante empolgadas com a nova ferramenta.

''Achei bom porque minha família não tem computador'', disse Renata, que adora navegar em sites de relacionamento. Já Vanessa, que tem computador em casa, vibrou pois a partir do próximo ano poderá compartilhar as informações de seu blog com os colegas de escola.

Segundo o chefe do departamento de informática do município, Luis Guilherme Borsatto, foram disponibilizados 1.089 laptops dentro do programa federal batizado de Um Computador por Aluno (UCA), os quais atenderão 97 professores e 992 estudantes de duas escolas municipais e duas escolas estaduais, das zonas urbana e rural da cidade.

''O município é um dos cinco do Brasil e o único da região Sul do País a ofertar o UCA total'', destacou Borsatto, citando que outros municípios paranaenses, como Araucária, São Jerônimo da Serra e Terra Nova, ofertam apenas algumas máquinas nas escolas.

Para o prefeito Edimar dos Santos, o projeto requer grande responsabilidade: ''Diversos pesquisadores já visitaram a cidade para acompanhar o trabalho, que começou há cinco anos, quando nos tornamos o primeiro município do Brasil a oferecer internet gratuita para todos os moradores.''

Os professores já receberam os computadores e estão passando por uma capacitação antes de levá-los à sala de aula. Já os estudantes serão capacitados nos dois meses que antecedem as férias e terão acesso aos laptops somente no início do próximo ano letivo. Uma reunião com os pais irá decidir se os laptops ficarão nas escolas ou serão levados para a casa dos alunos.

Conforme o diretor do colégio Jerônimo Martins, Elio Francioli, os 42 professores iniciaram em junho a capacitação com profissionais da Universidade Tecnológica Federal. No maior colégio do município, 545 alunos terão acesso aos laptops no ano que vem.

''Além da melhoria no ensino, o aluno estará mais próximo da informação'', avaliou Francioli, contando que a secretaria de educação pretende capacitar alguns alunos para que se tornem monitores nas salas de aula.

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM