Esporte NOTÍCIAS

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Canziani propõe emendas para adquirir ‘lousa digital’



Deputado quer que prefeituras invistam nesta nova tecnologia. Ele assume o compromisso de ajudar com recursos federais-



O quadro-negro, ou a lousa, sempre foi um símbolo da educação clássica nas escolas e em universidades, mas até este importante instrumento de ensino precisa ser modernizado. E é o que já acontece em muitas cidades brasileiras onde já foram implantadas as chamadas “lousas digitais”, um equipamento, colocado em sala de aula, que inclui um projetor e uma tela especiais.
A moderna tecnologia chamou a atenção do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, Alex Canziani (PTB-PR), durante a sua participação na reunião da Associação dos Municípios do Médio-

Paranapanema (Amepar), realizado sexta-feira (28) em Ibiporã. Aquele município já equipou 11 das 13 escolas da cidade para atender as turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, e em breve estará equipando as escolas restantes. “Achei muito interessante porque [o equipamento] dá uma nova dinâmica de ensino nas salas de aula”, destaca o parlamentar, elogiando a iniciativa do prefeito José Maria Ferreira (PMDB). Em Ibiporã, de acordo com o divulgado pela Prefeitura, são 48 turmas de 3ª a 4ª séries da rede municipal. Quando concluir todas as aquisições, a Secretaria Municipal de Educação estará beneficiando 1.400 alunos. Todo o conjunto de lousas, computadores e acessórios de apoio vão custar R$ 350.420,00, conforme os dados divulgados pela Prefeitura em fevereiro.
O interesse de Alex Canziani foi tanto que ele fez um desafio ousado aos prefeitos que estiveram presentes no encontro da Amepar: implantar a mesma tecnologia nas escolas dos seus municípios. “Eu me proponho a incluir emendas parlamentares para obter recursos junto ao Orçamento da União. Isso é bem possível e pode ajudar as prefeituras a adquirirem os seus equipamentos.”
ATRAÇÃO ESPECIAL – Com o toque dos dedos na lousa digital, é possível abrir arquivos, fazer buscas, arrastar figuras, recortar, colar e até programar a gravação de conteúdos de programas. Também é possível organizar reuniões e trabalhos de alunos, programar revisões, gravar apresentações de trabalhos individuais ou em grupo. Há uma infinidade de recursos que o professor pode aplicar em sala de aula.
Com uma caneta especial - nas cores azul, preta e vermelha - o professor pode escrever, destacar, sublinhar e desenhar. Outro recurso permite gravar a voz do professor e imagens, que poderão ser reproduzidas posteriormente.
“A escola do Século 21 precisa estar na vanguarda. Nunca tive dúvidas de que a tecnologia pode ajudar no aprendizado das crianças. Adquirir lousas digitais não é despesa é investimento. A educação sempre será o nosso maior investimento”, declara Canziani

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM