Esporte NOTÍCIAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Nono dígito para celulares no Paraná entra em vigor no dia 06 de Novembro 2016

Paraná e os demais estados do sul terão a mudança no dia 06 de novembro de 2016. Objetivo da mudança é aumentar a quantidade de números de celular disponíveis segundo a ANATEL.
A partir do dia seis de novembro os números de celular do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul passam a ter o nono dígito.Com a mudança, para ligar ou mandar mensagens para os celulares da região sul vai ser preciso discar o número 9 antes do número do telefone. A alteração vale para operações feitas de telefone fixo ou móvel.
Assim que a medida começa a valer, durante uma semana ainda são completadas as chamadas com oito ou nove dígitos, e uma mensagem de orientação é enviada. Após o período de transição, as chamadas para celular que não coloquem o nono dígito não vão mais ser completadas.
O objetivo da mudança é aumentar a quantidade de números de celular disponíveis, explica a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, o processo passa a padronizar as chamadas em todo o país.
24 estados brasileiros já utilizam o nono dígito. No Distrito Federal e em seis estados das Regiões Centro-oeste e Norte do país, a alteração entrou em vigor no domingo (29/05). Os estados da região sul, portanto, vão ser os últimos a implementar a mudança.
Para facilitar a transição, operadoras de telefonia móvel disponibilizam aplicativos gratuitos que alteram todos os números da agenda do aparelho celular, automaticamente.

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM