Esporte NOTÍCIAS

quarta-feira, 16 de março de 2022

Bebês nascidos de barrigas de aluguel ficam para trás na Ucrânia


Uma clínica improvisada na periferia de Kiev virou uma maternidade para 21 bebês que nasceram de barriga de aluguel e que não foram levados pelos pais, que não puderam ir à Ucrânia para conhecer seus filhos.

Oksana Martynenko, uma das enfermeiras que trabalham no local, afirma que ela e suas colegas não puderam ir para casa desde o dia 24 de fevereiro, quando começou a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Não é culpa deles [dos bebês] o que aconteceu, não é culpa dos pais que não puderam resgatá-los, então nós ficamos aqui, aguentando e ajudando-os com o que pudermos”, diz ela.

A clínica é simples. Os recém-nascidos ficam em camas de plástico. As enfermeiras, frequentemente, cuidam de mais de um bebê ao mesmo tempo.

A equipe afirma que dois casais, um da Alemanha, outro da Argentina, chegaram a Kiev, mas não é claro se poderão sair com suas crianças.

A Ucrânia é um centro para barrigas de aluguel. Milhares de bebês nascem dessa forma todos os anos em tempos normais, e muitos dos clientes são estrangeiros.

A prática já foi questionada por grupos que advogam por direitos humanos, que alegam que as mulheres que servem como barriga de aluguel arcam com custos físicos e psicológicos.

Os bebês que estão em Kiev nasceram em maternidades e foram levados à clínica para sua segurança.


FONTE: G1

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM