Esporte NOTÍCIAS

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

JORNALISTAS SEM DIPLOMA...


Até há poucos anos, antes da expansão global da internet, sem diploma específico, milhares de pessoas, mesmo culturalmente qualificadas, estavam impossibilitadas de atuar profissionalmente como jornalistas, no Brasil. Mas, assim como caiu a Lei de Imprensa, também caiu o decreto-lei do tempo da ditadura que exigia diploma específico para o exercício do jornalismo.
Aliás, há alguns anos, milhares daquelas pessoas antes inabilitadas legalmente, já vinham exercendo, livremente, na internet, as atividades de blogueiros, jornalistas ou comunicadores públicos. Essa ampliação de oportunidades e do número de participantes representou não apenas uma transformação do jornalismo mas, também, uma verdadeira democratização da atividade jornalística. Com todos os problemas transitórios que tenha trazido ou ainda possa trazer, foi uma mudança positiva.
Como tenho ressaltado neste blog, acho que o novo jornalismo eletrônico torna-se a cada dia uma grande escola política e cultural, uma escola de democracia, na qual nós – jornalistas e leitores de todas as formações, de todas as idades – estamos aprendendo a dialogar, mesmo com muitas trombadas e incompreensões. É um aprendizado democrático feito on the job, isto é, no exercício da própria atividade.


EXTRAI DO BLOGS.ABRIL.COM.BR/BLOGDOJJ - MARAVILHA

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM