Esporte NOTÍCIAS

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Jornalista Ataíde Cuqui lança livro sobre o golpe militar

Afinal, que ditadura foi aquela?” Este é o título do livro que o jornalista procopense, Ataíde Cuqui, lança nesta quinta-feira (22). A obra explora o período da ditadura militar brasileira em sua cidade com narrativa feita de forma jornalística. Traz relatos de políticos, estudantes e membros da sociedade local que conviveram com o regime, entre 1964 e 1985, e um registro do cenário político na cidade desde o golpe militar até os resultados da Comissão da Verdade. 

O livro é baseado e construído com oito personagens entrevistados, casos do ex-secretário de Fazenda do governo José Richa e ex-secretário do Codesul, Erasmo Garanhão, do ex-prefeito e ex-deputado constituinte Oswaldo Trevisan, do jornalista Paulo Martins e do empresário Floriano Leite Ribeiro, entre outros. Eles falam como viveram esse período histórico com a visão amadurecida de hoje, suas memórias, aventuras e opiniões íntimas, assim como as contradições das esquerdas após a democratização. 

A ideia para o desenvolvimento da obra, segundo o autor, foi impulsionada pelo momento atual da política brasileira. Motivada pelas manifestações que vêm ocorrendo nos últimos anos, face a sucessivas denúncias de desvio de dinheiro público, busca estabelecer comparativos entre os pontos de vista sobre aquele período e o momento atual e as alternativas de lazer do jovem da época. 

“É uma revisitação à própria história em busca de lições que inspirem a caminhada no presente e o desejo de escrever sobre s fatos que permearam nosso cotidiano ao longo dos pouco mais de vinte anos que durou aquele período. Se gerou temor às pessoas da nossa sociedade, também mostrou a alegria de uma época que ficou no passado”, revela Cuqui em sua obra de pouco mais de 80 páginas com boas ilustrações da época, vista por ele como das mais glamorosas. 

Também conta sua trajetória profissional nos últimos cinquenta anos como jornalista, radialista e músico. “Seu livro nos conduz para uma leitura suave e atraente da primeira à última página, porém, austera, revelando fatos extraordinariamente interessantes vividos como comunicador social”, cita seu colega jornalista e empresário Athayde Alves de Oliveira, em sua apresentação da obra. O lançamento será na Cervejaria Charles Miller, Rua Ruy Barbosa, a partir das 19h30.

Ataíde Cuqui

Nenhum comentário:

LÍDER Vídeos | CURIÚVA e SCPAVÃO

Loading...

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM

TÓP LÍDER

01 - Simone e Simaria - Loka - Part - Anitta
02 - Gusttavo Lima - Homem de Família
03 - Henrique & Juliano - Vidinha de Balada
04 - Wesley Safadão - Ninguém é de Ferro - Part - Marília Mendonça
05 - Marilia Mendonca - Eu Sei De Cor
06 - Felipe Araújo - A Mala é Falsa - Part - Henrique & Juliano
07 - Roberto Carlos - Chegaste - Part - Jennifer Lopez
08 - Michel Teló - O Mar Parou
09 - Gustavo Mioto - Impressionando os Anjos
10 - Maiara e Maraisa - Você Faz Falta Aqui
11 - Matheus e Kauan - Te Assumi Pro Brasil
12 - Luan Santana - Acordando o Prédio

Atualizado em 24 de Março de 2017