Esporte NOTÍCIAS

segunda-feira, 17 de maio de 2010

IATE CLUBE DE AMOREIRA PROMOVE O CHURRASCO COSTELA FOGO DE CHÃO





Com a presença de muita gente, aconteceu ontem, no IATE CLUBE DE SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA, O 2º CHURRASCO COSTELA FOGO DE CHÃO. O evento teve a participação do Grupo "OS FORA DE HORA" que fizeram a comida bem como tambem o churrasco que foi muito apreciado pelos presentes. A diretoria do IATE CLUBE vem impulsionando o Clube na intenção de resgatar as grandes festas da Agremiação, além de trazer de volta os associados que haviam se desligado ou que estavam inadimplentes.

O que torna a costela tão especial?

Este é o corte do boi que tem a maior variedade de sabores e texturas. É dali, inclusive, que vem o matambre.Na verdade, não é de hoje que a costela fogo de chão é uma tradição, principalmente gaúcha.Já em tempos muito remotos, essa era a forma "normal" de preparar o rango da peonada.Essa tradição foi sendo cultivada em paralelo à evolução.
Hoje, há muitos recursos para se preparar um bom churrasco, porém em meio a toda essa evolução, esta tradição se mantém, sendo feita não só com o objetivo de alimentação, mas também pelo simples prazer de reunir pessoas e confraternizar ao redor do fogo.


Quantidade de pessoas x kilos de costela

Antes de saber como preparar a costela, tem que saber o quanto comprar.Em primeiro lugar, o ideal não é preparar uma costela tão pequena. Acho que digo isso, por vários motivos já citados anteriormente, ou seja, costela grande... precisa de mais gente para degustá-la... conseqüentemente, mais amigos!O ideal vem a ser uma costela de 10 a 15 kilos.A dica para saber o quanto de costela vai para uma quantidade "x" de pessoas, é calcular 700 gramas por pessoa. Se tu fores fazer só a costela, sem muito acompanhamento, só com um pãozinho e farinha, pode até calcular 800 gramas por pessoa.Se tiver muito acompanhamento (exemplo: arroz, maionese, pão, saladas), dá pra calcular 500 gramas por pessoa.Veja, então, que não há uma regra básica. A quantidade vai variar de acordo com os fatores expostos acima.Se sobrar? Leva pra casa e faz um baita dum carreteiro, tchê!Perde-se da costela, cerca de 70% do seu peso original pois, além de o próprio assado diminuí-la, tem bastante gordura e osso.
Segue as imagens do clube com o povão saboreando a COSTELA FOGO DE CHÃO.

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM