Esporte NOTÍCIAS

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aprovada construção de UBS em 55 municípios do Paraná, Amoreira tá na lista




O Ministério da Saúde aprovou o projeto para a construção Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 55 municípios do Paraná, conforme anunciado pelo deputado André Vargas (PT-PR) no final do ano passado. A construção dessas UBSs faz parte do Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde, instituído pelo Ministério da Saúde.

O deputado federal André Vargas anunciou ontem, 27/04, a aprovação do projeto, que prevê, por exemplo, três delas para Londrina. Curitiba, Cascavel, Maringá, Rolândia, Arapongas e Pinhais também vão receber mais de UBS. Serão investidos aproximadamente R$ 200 mil do governo federal para construção de cada unidade.

Vargas explica que esta é uma das políticas do governo Lula, que se preocupa em popularizar e dar condições de para solucionar os problemas de saúde da família. “São projetos que nós temos cuidado e zelo, portanto nós estamos bastante felizes com essa fase adiantada da aprovação dos projetos, junto ao Ministério da Saúde”, completou.

As UBS serão preparadas para receber as equipes de Saúde da Família, que dão assistência básica à população. O recurso do governo federal será para a construção da unidade, caberá aos municípios equipar a UBS. Caso os municípios não executem o combinado com o órgão, o dinheiro terá que ser devolvido. O início da operação também depende dos municípios.

Segundo André Vargas depois de aprovados os projetos, a próxima etapa pode ser considerada como uma fase final, já que existe uma diferença neste projeto, os recursos são liberados antes da própria execução da obra. “Esses são processos menos burocratizados, onde os recursos já estão disponíveis para que as prefeituras possam fazer o processo licitatório e construam essas unidades”, ressaltou.

O deputado ainda lembra às prefeituras de Rolândia e Arapongas para que fiquem atentas às datas e não percam os prazos necessários para o cumprimento das documentações exigidas e consequentemente o recurso viabilizado pelo Ministério da Saúde.

Vejam as cidades contempladas:
Altamira do Paraná
Altônia
Ângulo
Apucarana
Arapongas
Barbosa Ferraz
Boa Vista da Aparecida
Cambé
Cambira
Campo Bonito
Campo Mourão
Cascavel
Catanduvas
Cerro Azul
Cianorte
Clevelândia
Colorado
Coronel Vivida
Cruzeiro do Oeste
Curitiba
Diamante do Sul
Francisco Beltrão
Grandes Rios
Guairacá
Guarapuava
Guaraquecaba
Ibiporã
Itauna do Sul
Ivaté
Japira
Jardim Alegre
Laranjeiras do Sul
Londrina
Marilândia do Sul
Maringá
Matelândia
Nova América da Colina
Nova Tebas
Palotina
Paranavaí
Pinhais
Porto Vitória
Quatro Barras
Rolândia
Sabáudia
Santa Isabel do Ivaí
São João
São Sebastião da Amoreira
Sapopema
Tamarana
Tapira
Teixeira Soares
Telêmaco Borba
Terra Boa
Três Barras do Paraná

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM